Em resposta a vídeo postado na internet contendo ataques à Universidade do Estado de Minas Gerais, em atos ocorridos neste sábado (1º/5), na cidade de Passos-MG, coordenadores dos cursos e diretoria da unidade divulgaram um manifesto em defesa da instituição. “Neste primeiro dia de maio de 2021, em que se celebra o Dia do Trabalho, alunos, servidores e a própria Unidade foram vítimas de ofensas e alegações pejorativas completamente descoladas da realidade e da nossa História”, descreve o documento.

Em seguida, a carta destaca a que em Passos “a comunidade acadêmica conta hoje com mais de 5 mil alunos, cerca de 300 professores, 100 servidores administrativos e mais de 100 funcionários terceirizados. Temos 27 cursos de graduação, cobrindo todas as áreas do saber, e um Mestrado Profissional”, contextualiza o texto.

Ainda na nota, os docentes enfatizam que as “ofensas diretas ou genéricas a qualquer membro de nossa comunidade ou à própria Instituição não são aceitáveis. Principalmente neste momento em que se reafirma a cada dia que é o conhecimento, a ciência, que salvam a nossa vida e de nossos familiares[...] Nós nos levantamos e sempre nos levantaremos em defesa da Vida, do Conhecimento, da Ciência, da Liberdade, da Dignidade e do Respeito”, conclui a manifestação.

Reitoria também se posiciona sobre os ataques

A Reitoria da UEMG endossa o conteúdo da nota em sua íntegra e reforça o apoio incondicional ao seu corpo docente, servidores técnico-administrativos e sua comunidade estudantil da Unidade Passos. Além disso, reafirma seu compromisso com a missão de produzir, disseminar e compartilhar o conhecimento, atuando efetivamente na formação qualificada das pessoas, como tem sido feito há 50 anos pela instituição local.

A UEMG destaca ainda que tal manifestação trata-se de opinião isolada sem qualquer compromisso com a realidade, e entende que não representa o sentimento da população passense para com a Universidade. A instituição confia no bom senso da nossa sociedade para que, juntos, defendamos a ciência, o nosso capital intelectual e a integridade de nossa comunidade acadêmica, pois não se pode permitir a disseminação de informações falsas e manifestações violentas carregadas de ódio.

Leia a íntegra do manifesto produzido pela Unidade Passos.

Tags: