Ministra do STF relembra criação da UEMG em Simpósio de Direito Constitucional

“Ninguém é livre sem ter acesso a todas as formas de aprendizado” destacou ao defender a educação de qualidade.

A Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármem Lucia Antunes Rocha, participou na noite desta sexta-feira (12/3), do I Simpósio de Direito Constitucional, organizado pelo Centro Acadêmico e Direito da Unidade Passos da UEMG. Com o tema “A concretização do Estado de Direito” o simpósio trouxe importantes nomes do direito constitucional e ocorreu totalmente de forma virtual.

Evento foi organizado pelos estudantes do Centro Acadêmico

Na abertura do segundo ciclo de palestras, a Reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, ao fazer a recepção da Ministra do STF a convite do presidente do C.A Guilherme Henrique, relembrou de importantes momentos do final da década de 80, quando Cármem Lúcia era procuradora do Estado. “É uma mineira, que conhece bem a história da UEMG. Tive o prazer de acompanhar sua trajetória em Minas e é uma honra tê-la conosco”, lembrou a Reitora ao mencionar os debates que, na constituinte mineira de 1989, resultou na inclusão do dispositivo que criou a Universidade do Estado de Minas Gerais.

Em sua fala inicial, a Ministra Cármem relembrou sobre como foi presenciar esse momento histórico.  “Eu vi surgir os debates da constituição mineira de 1989, o desejo de transformar, e chegamos exatamente a ter a Universidade do Estado de Minas Gerais como uma sinalização do que se pretende no Estado de Minas Gerais: fazer com que a educação contínua, permanente, levada e propiciada a todas as pessoas seja uma orientação, uma responsabilidade, um compromisso do Estado de Minas Gerais”, destacou a Ministra.

Ainda, ao defender a educação pública de qualidade e acessível a todos, a Ministra, relembrando um discurso histórico do presidente Tancredo Neves, emendou, “afinal, se Liberdade é o outro nome de Minas, ninguém é livre sem ter acesso a todas as formas de aprendizado, especialmente pela educação formal, podendo ter acesso à educação de qualidade, especialmente quando se chega, como alguns chegam, e infelizmente no Brasil ainda somos alguns, que temos a ventura de chegar ao estudo universitário” concluiu.

Todas as palestras do simpósio foram transmitidas ao vivo pelo YouTube e podem ser conferidas no Canal do Centro Acadêmico de Direito XIII de Fevereiro. O evento foi realizado e coordenado pelos estudantes do curso de direito da Unidade Passos, Guilherme Henrique Dias Martins, Gabriela de Souza do Prado e Luiz Felipe Melo Lemos, presidente, vice e secretário do C.A, respectivamente.

.

Confira a palestra: