Livro debate as perspectivas críticas das relações entre comunicação, desenvolvimento e trabalho

Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes
    Arte: Reprodução

“Ao organizarmos este volume, tínhamos em mente, senão responder, iluminar as duas faces de um mesmo fenômeno: o excesso da comunicação e a exiguidade do trabalho.” Este é o trecho inicial da apresentação do livro “Comunicação, desenvolvimento, trabalho: perspectivas críticas” (Editora Fi, 177 páginas), organizado pelos professores e pesquisadores Gilson Raslan Filho e Janaina Visibeli Barros, que lecionam, respectivamente, nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UEMG Divinópolis. Gilson é coordenador do curso de Jornalismo e Janaina, coordenadora de Extensão da Unidade. Lançado recentemente, o volume integra a Série Comunicações UEMG, publicada em conformidade ao Edital 01/2019, divulgado no site da Universidade.

Com o objetivo de refletir sobre as relações entre os três conceitos que dão título ao livro, o volume foi divido em duas partes. A primeira, intitulada “Comunicação, informação e desenvolvimento”, apresenta três capítulos: “Comunicação e desenvolvimento: breve itinerário crítico”, de Gilson Raslan Filho; “Conglomerados midiáticos regionais no desenvolvimento local”, de Janaina Visibeli Barros; e “A atualidade de Marx diante do trabalho na era digital”, de Rodrigo Moreno Marques, professor e pesquisador da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Já a segunda parte, “Comunicação e trabalho: perspectivas e alternativas”, é composta por quatro capítulos: “Cooperativismo de plataforma na área da comunicação: questões e contradições”, de Rafael Grohmann, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”, de Roseli Figaro, professora livre-docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), e Cláudia Nonato, professora do CELACC – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (ECA/USP) e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP); “Modos de trabalho no jornalismo contemporâneo: as redações virtuais na mídia ninja e no jornalistas livres”, de Ana Flávia Marques, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA/USP, Naiana Rodrigues, professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Jamir Kinoshita, pesquisador do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP); e “Os jornalistas nas agências de comunicação: contextos do trabalho e questões de classe”, de João Augusto Moliani, professor no Departamento de Comunicação e Expressão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fernando Felício Pachi Filho, professor da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) e da Universidade Paulista (Unip), e Camila Acosta Camargo, professora do curso de Relações Públicas no FIAM-FAAM Centro Universitário.

Os capítulos fazem parte do desenvolvimento da pesquisa realizada com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O livro é gratuito e está disponível no link https://www.editorafi.org/84trabalho.