22º Seminário de Pesquisa e Extensão | Organização e grande participação marcam programação do Polo 2

Da Redação Agência Escola
    UEMG Passos

Devido à pandemia de Covid-19, o 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG ocorreu de forma virtual. Nos dias 12 e 13 de novembro, no polo de Passos, as apresentações transcorreram de forma satisfatória, superando as expectativas dos envolvidos.

O diretor acadêmico da unidade acadêmica Itamar Faria ressaltou o sucesso do evento, que envolveu toda a Universidade. "A adaptação do Seminário de Pesquisa e Extensão ao ambiente virtual foi de extrema importância para valorizar e motivar as atividades da Universidade. Conseguimos mobilizar todo nosso corpo discente e docente, envolvendo todos os cursos das Unidades, nas mais diversas áreas de conhecimento".

A realização do Seminário, no polo, contou com um time de funcionários para o planejamento e execução: Eduardo Goulart Collares - coordenador de Pesquisa; Frederico Daia Firmiano - coordenador de Extensão; Bruno Silva Pires - Prof. Dr. da UEMG Unidade Passos; Graziela Cristina Funchal de Paula - secretária geral da Coordenação de Pesquisa.

Segundo o coordenador de Pesquisa, Eduardo Collares, tudo ocorreu de forma muito harmônica. “A logística funcionou muito bem e os poucos problemas foram contornados rapidamente. É importante destacar a participação muito ativa dos nossos professores, que conduziram com maestria as sessões técnicas, com questionamentos muito pertinentes e que valorizaram, em muito, as apresentações”.

Ainda conforme Collares, os trabalhos apresentados foram de qualidade, mostrando que pesquisadores e alunos não ficaram parados durante a pandemia: “Muito pelo contrário, a maior parte das pesquisas universitárias fluíram normalmente, e outras foram adaptadas em função das restrições ocorridas”.

No total, ocorreram 12 Sessões Técnicas organizadas da seguinte forma: 4 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Saúde, 2 da Engenharia, 2 de Ciências Agrárias e 1 de Ciências Biológicas. Foram apresentados por estudantes 81 trabalhos de pesquisa e extensão e, somados a eles, mais 16 apresentados por professores. O Seminário ainda contou com 40 docentes avaliadores de Resumos e mais 24 avaliadores de Sessões Técnicas.

Para a estudante Bruna Ferreira Lopes, do 6º período curso de História, a apresentação do Trabalho foi uma experiência nova e muito gratificante: “Tive muito orgulho, principalmente por apresentar um projeto elaborado juntamente com a UNABEM (Universidade Aberta para a Maturidade). Foi um desafio devido às implicações comuns para o ambiente virtual, mas também foi ao encontro de nosso projeto, ‘UNABEM TV: Inserção do Idoso aos meios digitais no contexto da Pandemia da Covid-Sars2’, que busca a necessidade de se reinventar durante o cenário pandêmico com auxílio das tecnologias de comunicação”.

A estudante que contou, no trabalho, com a participação dos colegas Geovane Gabriel de Andrade, Júlia Tavares Rocha e Marília Silva Cruz, além da orientação da professora Yara de Cássia Alves, afirma ainda que o Seminário não serviu apenas para o crescimento de todos como profissionais, mas também para evolução pessoal e a adaptação às mudanças dos tempos atuais.