Indígenas da aldeia Nahô Xohã, do povo paxató, em São Joaquim de Bicas (Região Metropolitana de Belo Horizonte), receberam ontem a doação de 100 máscaras produzidas pelo projeto 1 Milhão de Máscaras (1MM), que tem a presença da Escola de Design da UEMG na coordenação. A entrega, realizada pelo Instituto Nenunca de Desenvolvimento Sustentável, é mais uma dentre as dezenas já realizadas pela ação, contemplando comunidades vulneráveis, asilos, orfanatos e hospitais.
Rita Engler, professora da Escola de Design e coordenadora do movimento, não esconde a satisfação de toda a equipe com a dimensão conquistada pela iniciativa: “Em meio a todos os problemas deste momento, sentimos que fazemos parte da solução. É cansativo, todo dia tem trabalho o dia inteiro, mas a satisfação supera, e muito, o cansaço físico e mental.”
Desenvolvida como resposta a uma demanda do Comitê de Crise do Governo de Minas Gerais, a ação tem impactado cidades de todo o país. Um exemplo foi o carregamento com 10 mil peças enviado recentemente à cidade de Manaus, um dos epicentros nacionais da doença. Além disso, coletivos de outros estados vêm se associando ao 1MM como ponto local de atuação. Atualmente, segundo a professora, essa rede inclui Recife (PE), Londrina (PR) e Nova Friburgo (RJ).
Saiba mais sobre o movimento, que mobiliza professores e estudantes da Universidade, indústria da moda, empresas e voluntários, e contribua também:
Site
Instagram
Campanha de financiamento coletivo