A partir de uma parceria com a iniciativa privada, o projeto 1 Milhão de Máscaras (1MM), que é coordenado pela professora Rita Engler, da Escola de Design da UEMG, vai destinar para a população de Manaus 10 mil máscaras em tecido. A população amazonense é uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19. O número de mortos, de acordo com o último boletim emitido na segunda-feira (4/5) pelo Ministério da Saúde, é de 585 pessoas. Se considerado o número de infectados (7.313), a cidade figura como a quarta capital do país a ter maior número de pessoas com a doença.
De acordo com a professora Rita, a partir da manifestação de interesse da empresa doadora, foi feita uma articulação junto a Aeronáutica e o Comando Geral das Forças Armadas para viabilizar a doação e a distribuição das máscaras. “Era um desejo do doador que essas máscaras chegassem à população de Manaus, por isso, atuamos na articulação e estamos enviando nessa terça-feira” explicou.
As máscaras foram produzidas por uma das confecções que faz parte da rede formada pelo 1MM. Militares devem recolher a doação na sede da Escola de Design nessa terça-feira e levar as remessas para o Rio de Janeiro, onde um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) vai levar até Manaus.
Ainda segundo a professora Rita Engler, na capital as máscaras serão entregues para a Cruz Vermelha, que deve distribuir entre a população de baixa renda, e para o Green Peace, que vai destinar outra parte da remessa para as comunidades indígenas.
Para saber mais sobre o projeto, confira o perfil no Instagram do 1MM ou o site.