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    Unidade Leopoldina | Semana de Pedagogia e seminários do PIBID e do Residência Pedagógica



    Realizados simultaneamente, os três eventos mobilizaram toda a Unidade Acadêmica e convidados, compondo uma programação rica e diversa. Confira um resumo de cada:

    X Semana Interdisciplinar do Curso de Pedagogia
    Conferência do Prof. Dr. Roney de Castro Polato (UFJF) abriu o evento, no último dia 08 de outubro. Tendo como moderadora da mesa a Profª doutoranda Dora Stephan, da Unidade Leopoldina, o tema exposto foi ‘Relações de gênero, sexualidades e violências como processos educativos’. Baseando-se na diversidade cultural e na transformação social, o Prof. Roney explanou sobre a violência e sexualidade nas escolas, compreendendo que as relações entre os gêneros, o poder e a violência constituem-se em assuntos importantes a serem inseridos na formação continuada dos profissionais da educação em geral.

    No dia seguinte (09), o Prof. Ivan Ramalho proferiu a palestra ‘Estigma: um estudo de caso com agentes de segurança nos presídios de Cataguases em Minas Gerais’. Com base no cotidiano dos agentes, que ele pôde acompanhar, o professor constatou que as marcas deixadas pela prisão não atingem somente os que nela ingressam para cumprir pena, mas também os que trabalham aí, uma vez que são igualmente marcados pela sociedade em virtude do seu contato com a instituição.

    Também na quarta-feira, as acadêmicas Aline Cerqueira, Anajadir Morais e Laralice Cordeiro, representando a equipe extensionista do projeto ‘Não, não gostamos de ter medo’, participaram da Mesa redonda ‘Violência: vieses investigativos na UEMG – Unidade de Leopoldina’. O projeto de extensão, que tem a coordenação da professora Drª Camila Cravo, vem sendo desenvolvido em escolas estaduais e municipais, capacitando profissionais da educação para identificar e denunciar casos de maus tratos e abusos. “Participar da mesa redonda foi um momento muito significativo para toda a equipe, pois além de apresentarmos os resultados parciais referentes ao desenvolvimento do projeto, foi possível também nos aproximarmos de toda comunidade acadêmica que ali esteve presente e propiciar uma reflexão acerca da violência contra as mulheres e meninas, principalmente no tocante da violência sexual, superando os tabus que envolvem o assunto”, relatou a aluna Anajadir Morais.

    Ainda no dia 09, a mestranda em Mídias e Processos Sociais Carla Ramalho provocou uma discussão sobre segurança pública e como a mídia televisiva colabora para a manutenção do estereótipo do presidiário, trazendo vivências do projeto de artes do qual participa como jornalista, em duas penitenciárias em Juiz de Fora. Ressocialização e o uso da arte para a expressão das mulheres e homens em privação de liberdade são temas da iniciativa.

    IV Seminário do PIBID
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) exibiu três atividades, sendo a primeira uma mesa redonda, intitulada ‘Impactos do Pibid na formação inicial docente, a partir do Subprojeto Alfabetização e Letramento, numa perspectiva literária e interdisciplinar’, com relatos de experiências de professoras supervisoras e alunos bolsistas. A segunda foi sequência didática lúdica sobre consciência fonológica, por meio de parlenda, apresentado pelo aluno bolsista Thalles Régis Santana. E a última atividade da noite foi um Teatro de Sombras, com os alunos bolsistas da Escola Estadual Enéas França, que narraram as histórias ‘ O leão cantor’ e ‘João e Maria’.

    A coordenadora de área, Anicézia Romanhol Bette, disse que “ foi um momento muito rico, pois, em pouco tempo, houve trocas de experiências e aprendizados, de modo bem sucinto”. Destacou também a relevância dos relatos de experiências, enfatizando a fala dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Botelho Reis, que produziram um vídeo abordando o diferencial do Pibid na escola parceira, por meio de atividades lúdicas e criativas.

    I Seminário do Residência Pedagógica – CAPES
    Sob a coordenação institucional de Welessandra Benfica e com a orientação institucional de Ana Laura Azevedo, o programa reuniu na Unidade Leopoldina uma série de apresentações sobre as vivências educacionais desenvolvidas nos núcleos. As 23 residentes abordaram suas atividades nas diferentes áreas do conhecimento: linguagens e seus componentes - Arte; Letramento Matemático; Espaço Geográfico; Ciências e conhecimentos históricos.

    Encerramento
    Na sexta-feira (dia 11), a conferência final trouxe como tema ‘Alfabetizar letrando promove a paz?’, proferido pela mestre Cláudia Conte dos Anjos Lacerda. Trazedo à luz a relação contínua entre alfabetização e letramento, enquanto pauta urgente para as discussões contemporâneas sobre a educação, a pesquisadora e professora, inspirada nos estudos de Magda Soares, problematizou as duas ações de forma interdependente e complementares: “Devemos promover a educação de qualidade nas turmas de alfabetização, por meio de diferentes práticas educacionais e metodologias, proporcionando ao mesmo tempo, o desenvolvimento da alfabetização e do letramento de cada sujeito histórico, para que o aluno possa se reconhecer como agente social e ser autor de sua vida, além de protagonista das transformações necessárias”. Cláudia prestou ainda homenagem ao professor Tiago Adão Lara, importante educador que faleceu recentemente.

    Sob coordenação do Prof°. Dr. Rodrigo Fialho Silva, uma leitura dramatizada de ‘Guerras Urbanas’, de Camila de Oliveira Farias, finalizou as atividades. Interpretado pela atriz Eufrázia Maria da Silva, o texto traz uma narrativa que ilustra a trajetória do jovem negro no Brasil, denunciando as poucas escolhas de vida possíveis e o frequente encontro com a violência.

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