Escola de Design | Exposição “Corpos” é exibida na Cidade Administrativa

Depois do Museu da Moda e Espaço Cultural Escola de Design UEMG, a Cidade Administrativa recebe nesta semana a Exposição Corpos.

A exibição, que é composta por manequins produzidos por meio da técnica de papercraft ou pepakura e roupas modeladas no origami, marcam a transição do balé tradicional para o balé brasileiro e vem chamando a atenção dos servidores por sua beleza, criatividade e arranjo cinematográfico.

O projeto é uma realização da Escola de Design, criado por uma equipe multidisciplinar, composta por alunos, professores e profissionais sob a coordenação geral da professora Heloisa Nazaré dos Santos.

“Achei a exposição maravilhosa e o que mais chamou minha atenção é a sequência das posições que variam, cada um (escultura) está dando uma sequência do balé. Bem bolado! ” comentou Luzia, uma das visitantes desta quarta-feira.

Outro aspecto que tem sido bastante comentando em meio aos visitantes, é o fato das esculturas serem feitas de papel. “Utilizaram um material, como, por exemplo, o papel, que é uma coisa que você não dá tanta importância, e eles transformaram em uma coisa tão bacana e bonita”, afirma João Carlos Pereira durante a visita.

Técnica do Papercraft e Origami

O papercraft é uma técnica japonesa que baseia na arte de dobrar, cortar, colar, modelar e costurar com a finalidade de criar objetos tridimensionais (3D). O conjunto de manequins da exposição “Corpos” aderem esta técnica, junto a utilização de origamis que compõem as roupas dos personagens.

A exposição é uma das atividades que compõem a celebração dos 30 anos da UEMG, e ficará em exibição na Cidade Administrativa, no nono andar do prédio Minas até o dia 27 de setembro.

Texto: Lorena Aguiar - Estagiária da Assessoria de Comunicação da UEMG
    Fotos: Carla Mara