Escola de Design | Desigualdades de Gênero e Raça na agenda do Espaço Cultural

No último sábado (31), produtos do projeto ‘Por todas as mulheres com igualdade, respeito e autonomia’, resultante de Termo de Colaboração celebrado entre a extinta Secretaria de Estado de Direitos Humanos Participação Social e Cidadania e o Instituto Cultural Boa Esperança, foram lançados no Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Dentre suas produções, o projeto lançou o livro ‘Observando as Desigualdades de Gênero e Raça nas Dinâmicas Sociais em Minas Gerais’, a cartilha ‘Por uma cultura do bem viver: quando as mulheres se juntam por igualdade, respeito e autonomia’, a série de vídeos ‘Mulheres’ e o site ‘Observa Minas’, que contaram com marcante participação da Escola de Design da UEMG. Além disso, durante a execução do projeto, foram promovidos cursos de capacitação em produção audiovisual, bombeira hidráulica e quintais produtivos, com o objetivo de qualificar mulheres para a construção de sua autonomia e para romper com os estigmas de gênero no mundo do trabalho.

O evento contou com atores envolvidos na luta pela igualdade de gênero e raça, como a ex-ministra Nilma Lino Gomes – que respondeu pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, no governo Dilma Rousseff –, a ex-deputada Jô Moraes e o ex-vice-Reitor da UEMG, professor Jose Eustáquio de Brito.

Na ocasião, a professora Renata Adriana Rosa traçou um histórico do projeto e contextualizou sua importância, e a professora Giselle Safar, responsável nele pela coordenação da equipe da Escola de Design, apresentou os produtos lançados.

Legendas das fotos:
    Foto 1 - George Helt (ICBE), Renata Rosa (PBH), Giselle Safar (ED/UEMG) e Reny da Fonseca (ICBE) – os gestores do Instituto Educacional Boa Esperança homenagearam as professoras que tomaram a frente do projeto
    Foto 2 - O público presente contava com integrantes de movimentos sociais, professores das universidades envolvidas e convidados
    Foto 3 - A professora Nilma Lino Gomes, entre o professor José Eustáquio de Brito e esposa, observa o material colocado à disposição para visualização do público

Produções

O livro ‘Observando as Desigualdades de Gênero e Raça nas Dinâmicas Sociais em Minas Gerais’ resulta da articulação de importantes universidades mineiras como CEFET-MG, PUC-MG, UEMG, UFMG, UFOP, UFVJM, UNIMONTES, FJP e UFV que, instadas pela equipe da extinta Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (SEDPAC), conseguiram reunir conteúdos de grande poder de informação e reflexão.

A cartilha ‘Por uma cultura do bem viver: quando as mulheres se juntam por igualdade, respeito e autonomia’ teve como objetivo contribuir para a emancipação feminina, por meio da conscientização das mulheres sobre sua força coletiva e individual e sobre as possibilidades de encontrar alternativas para uma cultura do bem viver.

livro observando desigualdades genero raca

A série de vídeos ‘Mulheres’ é resultado de um processo ativo de interlocução entre a academia, o poder público e mulheres de diferentes faixas etárias e segmentos sociais. São 48 vídeos organizados em 5 DVDs de entrevistas coletivas realizadas em estúdio e entrevistas individuais em campo, que buscam, por meio de depoimentos, dar voz às mulheres e suas histórias de luta em busca de autonomia. A realização dos vídeos foi uma ação parceira da TV Promove que ofereceu recursos humanos e infraestrutura técnica para a gravação e edição dos depoimentos.

serie mulheres

O site ‘Observa Minas’ é o canal de comunicação do Observatório das Desigualdades e Gênero e Raça e seu objetivo é promover um processo permanente de conexão entre as pesquisas e extensão das universidades mineiras por meio da coordenação UEMG, responsável pela manutenção do Observatório em parceria com órgãos de fomento e outras instituições voltadas para o mesmo tema.

observatorio desigualdades genero raca