Unidade Divinópolis | Caminhada encerra 1° semestre do 'Caminhar e correr para viver melhor'

Texto e fotos: Isabella Marques | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

No dia 3 de julho, foi realizada, na UEMG Divinópolis, a 1ª Caminhada da Amizade, como encerramento dos trabalhos do primeiro semestre do projeto de extensão “Caminhar e correr para viver melhor”. O coordenador do projeto, professor José Vítor Vieira Salgado, que também é o coordenador de Extensão da Unidade, explicou a intenção do evento: “Foi uma caminhada integrativa, em que todos os participantes puderam vivenciar um momento de descontração e de alegria e verificar o seu desempenho do início do projeto ao final do primeiro semestre”.

A caminhada teve como ponto de partida o saguão do auditório e percorreu ruas próximas à Unidade. Antes de iniciar o percurso, os participantes fizeram alongamento, com orientação de estudantes – bolsistas e voluntários – dos cursos de Educação Física (bacharelado) e Fisioterapia da Unidade, que são os responsáveis pelas atividades. A estudante Isadora Gomes Alves Mariano, do 7º período de Fisioterapia, que atua no projeto desde 2018 e que começou como voluntária e hoje é bolsista, disse que esta é uma excelente experiência. “A gente vê que proporciona para as pessoas um bem-estar, e isso não tem valor. É uma coisa muito boa mesmo. O depoimento das pessoas para conosco é de que elas têm melhorado o ânimo, o bem-estar e o sono e que as atividades têm sido muito boas para o desempenho delas”, explicou a estudante.

O projeto tem como objetivo proporcionar à comunidade a oportunidade de adquirir benefícios à saúde e qualidade de vida por meio de caminhada e corrida, possibilitando maior consciência corporal e hábitos de vida saudável, além de promover a interação e o bem-estar social. O comerciante Zeuler Borges, que participa do projeto desde o início de 2019, junto com a esposa, contou que a experiência tem contribuído para a qualidade de vida da família. “Com o projeto, nós aprendemos a fazer exercício, e isso tem feito bem para o nosso dia a dia”, disse Zeuler, que mora próximo à Universidade.

Os participantes da caminhada doaram tênis e agasalhos. Os agasalhos serão entregues para uma instituição de Divinópolis. Já os tênis contribuirão para a campanha “Seu tênis não pode parar”, da Escola Municipal Dona Cota, de Itaúna, e serão entregues para crianças de 6 a 12 anos. O projeto retornará as atividades em agosto, e serão disponibilizadas novas vagas para os interessados.