Unidade Passos | Curso de Jornalismo instala varal solidário

Fernanda Freire – Estudante de Jornalismo

O Centro Acadêmico Machado de Assis (CAMA), que representa o curso de Jornalismo da UEMG Unidade Passos, instalou um varal solidário no coreto da Praça da Matriz. Repleto de sapatos e peças de vestuário, especialmente agasalhos para pessoas carentes, a expectativa dos membros é que 200 pessoas passem pelo local nesta sexta-feira (05), das 9h às 17h.

A iniciativa do varal surgiu a partir da diretoria de Cultura do CAMA, como um projeto em parceria com a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Lazer da Prefeitura de Passos, para finalizar o semestre letivo em contato com a comunidade. Assim, o uso do coreto da Matriz foi cedido pela Prefeitura e muitas peças, doadas por moradores da região.

Foram quase duas semanas de intensa arrecadação. Stefany Dias, um dos membros da diretoria de Cultura do Centro Acadêmico e aluna do 3º período de Jornalismo, contou que as arrecadações superaram suas expectativas. “Muitas pessoas se mobilizaram e se esforçaram para nos ajudar. As sacolas cheias de roupas não paravam de chegar, seja de estudantes, dos membros do próprio Cama ou da população em geral, todo mundo quis fazer a sua parte”, disse.

As peças de vestuário variam entre camisetas, regatas, agasalhos, shorts, saias, calças e até vestidos. “No início pensamos que essa poderia ser uma campanha exclusivamente para o inverno, mas acabou se tornando maior, com mais tipos de roupas, o que pode ajudar mais gente ainda”, observou.

A escolha da Praça da Matriz, para ser a sede do varal temporário se deve ao fato de que lá “há um alto número de circulação de pessoas diariamente, que poderiam parar para pegar algo que precisam ou deixar algo que está sobrando”, mencionou Stefany.

Presidente do Centro Acadêmico, o estudante Lucas Oliveira, do 5º período de Jornalismo, afirmou que essa é a primeira vez que o curso realiza uma ação como o varal solidário. “Temos uma expectativa alta de que vamos mobilizar muitas pessoas. Com o resultado após esses dois dias de trabalho, temos certeza que o sentimento que vai permanecer será o de programar a próxima ação em prol da comunidade. Já estamos até pensando em nova data”, comentou.