Júlia Moraes – estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos
Em atividade coordenada pela professora Jussara de Castro Almeida, o 3° Período de Nutrição da UEMG Unidade Passos participou, ontem (13/06), de uma degustação para avaliar petiscos saudáveis desenvolvidos pelos colegas de curso.
A atividade é um projeto de Ensino Interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Higiene e Legislação, Nutrição e Dietética I e Técnica Dietética. A professora ressalta que “o intuito é que os alunos utilizem a teoria de forma prática, construindo preparações do ponto de vista adequado, higiênico e sanitário, da técnica nutricional, envolvendo os nutrientes chave. Como o tema escolhido foi petiscos saudáveis, percebemos no mercado uma deficiência relacionada a isso: muitas pessoas vão a bares e não há coisas saudáveis. Quisemos criar algo saudável, saboroso e por um preço acessível”.
A degustação foi avaliada por seis jurados. Compondo o júri técnico, estiveram os nutricionistas Enrico Mota Joele, Lyvia Mendes, Sabrina Silva e Vivian Freitas. Os representantes do paladar popular foram o diretor acadêmico da Unidade Passos, Itamar Teodoro de Faria, e a funcionária Letícia Helena Santos.
Um dos estudantes participantes da atividade, Éverton Augusto Marques, enfatiza a importância da realização deste tipo de evento: “É bem interessante essa interação do aluno com o professor e a matéria. Isso proporciona para nós, estudantes, a técnica real. Saímos de dentro da sala e realmente fazemos algo relevante e relacionado com o conteúdo passado durante a aula”, conclui.
Enrico, Lyvia e Sabrina são egressos da UEMG Passos e também participaram desta atividade quando ainda eram estudantes de Nutrição. “Eu passei por esse processo e conhecemos de forma abrangente essa área, dentro da produção, até mesmo dentro do marketing, como divulgar o produto, e como incentivar a população a consumir alimentos cada vez mais saudáveis. Comecei a me recordar da minha época, a gente produzindo o alimento que criamos em casa, então, é sensacional voltar aqui”, comenta Lyvia, sobre a alegria de estar de volta à UEMG, para prestigiar os estudantes e contribuir com o aprendizado e formação deles.
“É uma atividade que o curso de Nutrição sempre faz para incentivar a criatividade dentro das normas da profissão, algo importantíssimo para a formação deles. A ideia é de que qualquer comida consegue ser feita com um tom mais saudável, mesmo que sejam petiscos de buteco. Qualquer comida pode ser gostosa, inclusive as saudáveis”, conclui o diretor Itamar.