Ao longo da semana, uma série de eventos com a participação da Unidade da UEMG no município apontaram para o fortalecimento da política pública de Cláudio quanto à coleta seletiva. As atividades remontam ao fato de Cláudio ter sido contemplada para receber o apoio técnico do Estado na ampliação da coleta seletiva, por meio de parceria entre a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e o Instituto de Gestão de Políticas Sociais (GESOIS).
Na segunda feira (10/06), foi realizado no auditório da Unidade Acadêmica uma reunião com catadores de materiais recicláveis, prefeitura e o GESOIS, buscando incentivar a constituição de uma associação de catadores de materiais recicláveis na cidade. Na ocasião, foi apresentado o diagnóstico dos resíduos sólidos do município e discutido a viabilidade social e econômica da formação da associação. Parceira do projeto, a UEMG Unidade Cláudio foi representada pelos professores Valdilene Machado, diretora da unidade, Humberto Gomes Pereira, coordenador do curso de Ciências Contábeis, e Valderí de Castro Alcântara, coordenador do curso de Administração.
No dia 11/06, os professores Humberto e Valderí representaram a UEMG em nova reunião, desta vez na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, incluindo ainda o Instituto GESOIS. No encontro discutido o planejamento físico-financeiro das atividades de ampliação da coleta seletiva. Na tarde do mesmo dia, o Centro Cultural de Cláudio recebeu o Seminário Diagnóstico da Coleta Seletiva, com a participação da Prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente, UEMG (diretora acadêmica, professores e discentes), vereadores e representantes da comunidade local. No Seminário, Cristiane Hubner, do Instituto GESOIS, apresentou o diagnóstico, destacando as fragilidades encontradas e as possíveis soluções. A comunidade local participou tirando dúvidas sobre a coleta seletiva (horários, dias, locais, etc.), sobre quais materiais são recicláveis e como funciona todo o processo.
Júri atrai grande público
Finalmente, na quinta-feira (13/06), ocorreu no Centro Cultural um Júri Simulado sobre o tema do ‘Desenvolvimento Sustentável’. O evento foi organizado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente de Cláudio, com participação direta da secretária Maria Helena e dos cursos de Administração, Ciências Contábeis da UEMG, bem como de sua Diretoria Acadêmica.
Com grande público, o Júri foi formado por membros da comunidade local, incluindo graduandos e docentes. Para juiz, foi convidado o doutorando Frederico Cordeiro Martins, que foi docente da Unidade Cláudio.
Durante a dinâmica, a professora da UEMG Ana Paula Santos Diniz, juntamente com graduandos de Ciências Contábeis, acusou a insustentabilidade do desenvolvimento sustentável. Já o docente José Antônio Carlos Pimenta e estudantes do curso de Administração defenderam a pertinência do conceito de desenvolvimento sustentável e suas práticas.
No final do Júri Simulado, a secretária de meio ambiente Maria Helena afirmou que o evento buscou conscientizar e proporcionar mudança no comportamento dos presentes, para que possam refletir sobre suas ações e desenvolvê-las de forma mais sustentável. A diretora da Unidade Cláudio Valdilene Machado destacou a importância de a Universidade debater e praticar o desenvolvimento sustentável em parceria com o poder público e comunidade local.