Egresso do PPGArtes da UEMG conquista premiação nacional de pesquisa em música

Nesta última quarta-feira (12), Daniel Costa de Morais Querino foi anunciado como o grande vencedor da edição 2019 do prêmio que a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) reserva à produção bibliográfica na área. Com o estudo ‘Música Viva – 1942: Práticas de Cooperação Internacional e Estratégias de Consagração Cultural no Contexto do Americanismo Musical de Francisco Curt Lange’, Daniel levou o Prêmio ANPPOM na categoria dissertação. O trabalho foi desenvolvido em seu mestrado cursado no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da UEMG.

“No mestrado pude estar em contato com teorias e processos metodológicos que foram determinantes para escrita da dissertação e para nortear a pesquisa. Em uma linha geral, acredito que minha pesquisa se alinha bastante ao entendimento teórico do programa, sobretudo em relação à teoria da recepção artística, porque investiguei os processos de difusão da música erudita no contexto do Americanismo Musical e como, de certa forma, estes processos redimensionaram a América Latina como um campo de produção artística para a música erudita de então”, avalia.

Pesquisa
    Referência do estudo, a revista Música Viva, segundo Daniel, contou com a colaboração de agentes do campo da música de todas as Américas, sugerindo uma rede de colaboradores ligados a figura emblemática de Francisco Curt Lange e seus empreendimentos de Americanismo Musical. Por meio da correspondência de Lange neste período, trocada com estes agentes, foi possível inferir um esquema internacional de cooperação entre profissionais da música de várias partes do mundo, entre os quais Hermann Scherchen, da Suíça; Hans-Joachim Koellreutter e Francisco Mignone, do Brasil; Hugo Balzo, do Uruguai, e Charles Seeger, dos Estados Unidos.

“A tentativa de Lange, ao editar a revista Música Viva, foi redimensionar suas práticas de Americanismo Musical para uma perspectiva de aproximação com os capitais simbólicos já validados por Hermann Scherchen, na Europa. Desta forma, sob a ótica do funcionamento do campo da produção erudita, proposta por Pierre Bourdieu, em sua teoria da economia das trocas simbólicas, a dissertação apresenta a tentativa, por parte Lange, de intercambiar práticas de cooperação internacional, já vivenciadas no campo da música europeia, porém readequadas à rotina cultural da América Latina”, explica o pesquisador.

Perfil
    Graduado em Educação Artística com Habilitação em Música pela Escola de Música da UEMG, Daniel Querino estudou violino com Olga Buza, Aureliano Araújo, Alexandre Gloor e Marija Mihalovich (Sérvia), e fez cursos de técnica e interpretação do instrumento com violinistas como Utae Nakagaua (Japão/Alemanha) e Noe Inui (Bélgica). Durante a graduação, pesquisou a produção musical serial, Schoeberg e a escola de Viena, escrevendo a monografia intitulada ‘A descoberta de Schoemberg ou a Invenção da Música Nova’. Hoje é professor de violino da Secretaria de Cultura Esporte Juventude de Contagem, e rege a orquestra Camerata Casa Azul, vinculada à mesma secretaria. Também é professor de música no Centro de Educação Infantil do Sesc.

"O prêmio da Anppom vem, para mim, como um reconhecimento do esforço de pesquisar em Artes e Música. É muito significativo ser premiado por uma comissão de mais de 30 professores por um trabalho que, de certa forma, é um marco inicial de uma carreira. Tenho consciência de que tenho muito ainda para caminhar na carreira acadêmica. Muito para aprender e estudar. Mas o prêmio é um estimulo e um reconhecimento que me faz entender que posso mais. Estou muito grato!", finaliza Daniel.

ppgartes egress conquista premio nacional

Imagem: @cordeiro.fotografia