UEMG adere a iniciativa da ONU e ingressa em rede mundial para compartilhar conhecimento

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) se tornou, no último mês, integrante do Impacto Acadêmico das Nações Unidas (United Nations Academic Impact - UNAI). Trata-se de uma associação com as Nações Unidas e da participação em uma rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções, pautada em questões inter e multidisciplinares que dialoguem com os valores da ONU, como representado nos princípios da UNAI.

A UNAI é voltada a instituições de ensino superior que sejam credenciadas pelo órgão governamental responsável pela supervisão do ensino no país. De acordo com o professor Júlio Cesar Machado, assessor de relações internacionais da UEMG, houve um trabalho da equipe da Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional que contou com o apoio do professor Alexandre Túlio Amaral do Nascimento para a filiação da universidade. A resposta do órgão foi positiva.

A iniciativa não demanda pagamento por parte das instituições. As universidades devem demonstrar seu apoio por meio da realização de eventos e atividades ou pela elaboração de publicações sobre ao menos um dos dez princípios da iniciativa. Só é requisitada uma atividade por ano para a manutenção do título de membro da iniciativa Impacto Acadêmico.

Ainda de acordo com o professor Júlio, “a UEMG deve contribuir com uma agenda de atividades em suas várias unidades, nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, conforme temáticas e problemas levantados pela UNAI. E precisará, portanto, da colaboração de vários docentes e discentes”, destacou, ao acrescentar que divulgará, em breve, o plano de trabalho que a universidade vai executar em parceria com a ONU.

A UNAI conta com 1.300 associados, espalhados por 130 países. A Universidade de Coimbra, a Universidade de Tóquio e a Universidade Autônoma de Barcelona estão entre as instituições participantes do projeto em que a UEMG acaba de ingressar.

Confira os dez pontos

1. Erradicação da Pobreza: o compromisso de enfrentar os problemas da pobreza pela educação;
    2. Construção de Capacidades: o compromisso de construir capacidade nos sistemas de educação superior de todo o mundo;
    3. Educação para todas e todos: o compromisso de oferecer uma oportunidade educativa para todas as pessoas, independente de seu gênero, raça, religião ou etnia;
    4. Cidadania Global: o compromisso de encorajar a cidadania global através da educação;
    5. Acesso à Educação Superior: o compromisso de oferecer uma oportunidade para que cada indivíduo possa adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar a educação superior;
    6. Direitos Humanos: o compromisso com os direitos humanos, entre eles, a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão;
    7. Diálogo Intercultural: o compromisso de promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância através da educação.
    8. Paz e Resolução de Conflitos: o compromisso de promover a paz e a resolução de conflitos pela educação;
    9. Sustentabilidade: o compromisso de promover a sustentabilidade pela educação;
    10. A Carta das Nações Unidas: o compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.