Faculdade de Educação | 72º Sarau Lítero-Musical

Com informações de Bryan Gonçalves, estagiário do Centro de Comunicação (Cenc) da FaE

Fotografia: Amanda Tolomelli (Cenc-FaE)

Produzido pelo Centro de Comunicação da Faculdade de Educação da UEMG e apresentado pelo professor Fabrício Andrade, a mais nova edição do ‘Sarau Lítero-Musical’, da Faculdade de Educação (FaE) - Campus BH da UEMG, foi realizada nesta segunda-feira (03/06) – confira o registro fotográfico completo aqui.

O evento teve início com a “Mesa de Thereza”, atividade proposta pela professora de mesmo nome, da Escola Guignard, que proporcionou um café ao ar livre e boas conversas, na porta da FaE-UEMG. Para reforçar a participação de todos ao redor da mesa, com pães, bolos e biscoitos, a toalha pôde ser bordada por quem quisesse contar um pouco de sua história na forma de arte.

Logo após, o evento teve continuidade no auditório da Unidade Acadêmica. O diretor Lúcio Alves de Barros fez a abertura, agradecendo todas as presenças e falando da importância de todos os homenageados para a Instituição. Na sequência, uma apresentação musical, com Vitor Barroso, resgatou sucessos da Música Popular Brasileira. Após a apresentação, a reitora da universidade, Profª Lavínia Rodrigues, foi convidada à frente para algumas palavras. Ela, que antes era a responsável por organizar o Sarau, se mostrou muito contente e realizada com o legado que deixou e destacou a importância da participação de alunos e professores em atividades de integração como essa.

O diretor da Escola Guignard, Adriano Gomide, foi chamado a prestar uma homenagem aos 75 anos da escola. Ele contou a história da Unidade e desafiou uma maior integração da arte com as disciplinas da Faculdade de Educação, alegando contribuir mais ainda para a formação tanto do aluno quanto do professor.

Finalizando o Sarau, o professor Laurici Gomes fez uma intervenção poética para homenagear os ex-professores da universidade: “Ser professor não é uma coisa que a gente simplesmente abandona” disse ele. Os homenageados tomaram o palco e agradeceram o convite e o espaço dado.

Maria José lamentou estar voltando num momento tão difícil para a educação brasileira, mas lembrou com alegria os anos significativos que passou trabalhando na faculdade, os amigos que construiu e o carinho que recebe. Agostinho Vieira também agradeceu a atenção e o carinho que lhe são dados e disse que ainda se considera membro da FaE, justamente pelo ambiente acolhedor proporcionado.

Por fim, Marcelo Gardini, emocionado, afirmou que a saudade ainda é grande, mas agradeceu a universidade por contribuir no seu crescimento, tanto profissional como pessoal, e encerrou recitando poemas que remeteram todos a momentos passados.