Oportunidade de bolsas no Canadá

A Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (AICI) da UEMG irá realizar na próxima segunda-feira (15/02), a partir das 14h, um webinário sobre o Programa de bolsas ELAP, Emerging Leaders in the America Program (Programa de Líderes Emergentes nas Américas). Com a participação do Sr. Sylvain Pinet, representante da universidade parceira Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), o encontro virtual, via plataforma Zoom, possibilitará explicar as etapas e outras questões relacionadas ao programa de bolsas.

Interessados(as) devem contatar a AICI-UEMG, até 12/02, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome, curso e razões de interesse.

Informações sobre o programa
    Ofertadas pelo Governo do Canadá, as bolsas PFLA-ELAP – como as para a UQTR, que serão discutidas no webinário – proporcionam a estudantes da América Latina e do Caribe a possibilidade de realizarem intercâmbios curtos de estudos ou de pesquisa em universidades canadenses.

Tanto para estudantes de graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado), a bolsa equivale a $7.200 dólares canadenses para um período acadêmico, ou no mínimo quatro meses, de estudo ou pesquisa; ou $9.700 para um intercâmbio de aproximadamente 6 meses, sendo alterável dependendo da pesquisa.

Para participar da próxima edição do Programa, interessados(as) devem enviar a documentação para a AICI até 19/02/2021.

Documentos necessários para se candidatar:

• Documento que comprove nacionalidade: passaporte ou documento de identidade.
    • Comprovante de matrícula: carta oficial da universidade, traduzida para inglês ou francês afirmando que o(a) aluno(a) está matriculado(a).
    • Carta de Intenção: carta escrita pelo(a) aluno(a) informando a área e o tipo de pesquisa a ser realizada na universidade de destino, e demais informações necessárias sobre a pesquisa. Também necessário indicar como essa pesquisa se encaixa em sua carreira. Pode ser escrita em inglês ou francês.
    • Carta de apoio da universidade de origem: carta assinada por professor(a) ou responsável pelas relações internacionais da universidade indicando apoio ao projeto, e como a universidade pode se beneficiar dessa parceria.
    • Carta de convite de supervisor da universidade de destino: candidato(a) deve entrar em contato com a universidade de destino, com os documentos acima já prontos, a fim de pedir direcionamento para um orientador.
    • Cópia assinada do Memorando de Entendimento ou Acordo com a instituição parceira: um acordo ou entendimento escrito, em inglês ou francês, assinado por ambas as instituições, indicando que não haverá cobrança de propinas e contendo quaisquer outras cláusulas de interesse mútuo. Deve ser indicada a cláusula específica de isenção de propinas. (DOCUMENTO FORNECIDO PELA UEMG).
    • Acordo de privacidade: cópia da Declaração de Aviso de Privacidade para participantes não canadenses datada e assinada pelo(a) candidato(a).

Critérios de elegibilidade específicos para estágio na UQTR:

• Ter achado um professor ou pesquisador da UQTR que aceite supervisioná-lo(a) durante o tempo total do estágio na UQTR. Para contatar diretamente os professores de uma determinada área de pesquisa, consulte a lista dos expertos da UQTR. Uma Carta de Convite da parte do(a) professor(a) da UQTR é necessária para completar a aplicação para a bolsa.

Outras informações: https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng#tab_1528378062_4.