Universidade adentra rede universitária voltada à internacionalização

Por meio de iniciativa da Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (AICI) da UEMG, a instituição passou a integrar – mediante assinatura de carta de entrada, na última semana –, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), associação que visa explorar as possibilidades da internacionalização acadêmica, por meio de seminários, workshops e cursos internacionais em conjunto com várias universidades. O grupo também visa a facilitar o contato entre as instituições de Ensino Superior que o integram, e proporciona acesso facilitado a novos programas de mobilidade internacional, adicionando mais opções de intercâmbio para os estudantes de tais universidades.

Saiba mais sobre o GCUB:

O que é
    Fundado em 29 de outubro de 2008, o Grupo Coimbra é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter acadêmico, científico e cultural, sediado em Brasília (DF), que tem como missão “promover a internacionalização das universidades associadas por meio de programas, projetos e ações relacionadas à cooperação internacional”. Atualmente, o GCUB reúne um grupo de 88 universidades nacionais afiliadas, entre elas universidades federais, estaduais e privadas.

O que oferta
    O GCUB é responsável pelo desenvolvimento de diversas iniciativas acadêmicas, como programas de mobilidade de graduação e de pós-graduação, a elaboração de programas de doutoramento e pesquisa entre Brasil e Europa, a composição de projeto em língua espanhola para a formação de professores brasileiros, a organização de missões internacionais com o intuito de fomentar o contato interuniversitário entre instituições de toda a América Latina, a promoção de seminários que reúnem pesquisadores de áreas prioritárias para a ciência, no Brasil e nos países parceiros, a estruturação de cursos de formação de líderes em cooperação internacional universitária, além de promover seminários temáticos internacionais em diferentes áreas do conhecimento. Ademais, o GCUB proporciona também 650 diferentes oportunidades de cursos de mestrado, em 29 países da América Latina, além de sete editais de Mobilidade Internacional para qualquer um dos continentes.

Para quem se destina
    Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.

Quem está associado
    Atualmente, o GCUB reúne um grupo de 88 universidades nacionais afiliadas, dentre universidades federais, estaduais e privadas. No Brasil, as ações do GCUB contam com o auxílio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP). Além desses órgãos, o GCUB ainda conta com vários parceiros internacionais ativos, entre Universidades e Redes Interuniversitárias, colecionando parcerias com diversas instituições em todos os continentes.

Princípios
    Para o GCUB, a internacionalização universitária tem papel precípuo na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais.

Em caso de dúvidas, pergunte para a AICI-UEMG, setor responsável por mediar a participação de nossa comunidade acadêmica nas atividades do CGUB: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..