Universidade promove essa semana curso de capacitação em internacionalização

Quinta e sexta-feira (dias 22 e 23/11) dessa semana a UEMG irá promover uma formação junto a delegados de todas as suas Unidades Acadêmicas tendo como foco a questão da internacionalização da Universidade. O objetivo da atividade, que será realizada na Unidade Passos, é consolidar uma rede de facilitadores locais que vão atuar nas Unidades em conjunto com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEMG, que organiza o curso.

A capacitação será conduzida pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Ana Sheila Fernandes Costa, que é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, vinculada ao grupo de pesquisa Dimensões Internacionais em Educação (ERDIE). A professora atuou como assessora na Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Universidades Federais na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação do Brasil (SESu/MEC). Foi também gerente de Programas e Projetos de Cooperação Internacional no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Atuou, ainda, como consultora da Organização dos Estados Americanos e Organização dos Estados Ibero-americanos.

Segundo a ARI, a formação da Rede UEMG de facilitadores para internacionalização, que contará com a participação de técnicos e professores indicados pelos diretores das Unidades Acadêmicas, visa a garantir que todas as Unidades da Universidade estejam conectadas às oportunidades de internacionalização e que os contextos locais sejam respeitados na condução desse processo, considerando a realidade multicampi da Universidade do Estado de Minas Gerais.