Previous Next

Assessoria de Relações Internacionais e Unidade Ibirité promoveram Conferência internacional

Foi realizada na última sexta-feira (05/09), na Unidade Ibirité da UEMG, a conferência internacional ‘A Reforma Universitária na França’, com o pesquisador estrangeiro Laurent Gutierrez. Apoiado diretamente pela Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (AICI) da Universidade, em parceria com a UFMG e o Museu Helena Antipoff, o evento foi organizado pela professora da Unidade Ibirité Marilene de Oliveira, e atraiu a presença de estudantes e professores.

Professor de Ciências da Educação na Universidade de Paris Nanterre, onde ensina História da educação e políticas educacionais na França desde o final do século XIX, Laurent debateu, em sua apresentação, as falhas do sistema educacional francês e abriu uma ampla comparação com o caso brasileiro. O docente concluiu afirmando que os professores estrangeiros não devem trazer respostas prontas sobre o que fazer no espaço brasileiro, mas que os brasileiros podem aprender com os erros cometidos em território estrangeiro.

Assessor de Relações Internacionais da UEMG, o professor Dr. Júlio Machado destaca que "a Reitoria acredita que ações internacionais como essa são um momento de altíssimo nível de aprendizagem, pois propicia a construção do saber ao deslocar um outro espaço, transnacional, outros sujeitos, outra cultura, outros modos de sistematizar o Ensino e, consequentemente, outro modo de pensar: tudo isso produtivo para pensar e repensar a UEMG, a formação de nossos pedagogos e pedagogas, e o Ensino em Minas Gerais".

ibirite conferencia internacional reforma universitaria 2
    Da esquerda para a direita: prof. Julio Machado (assessor de Relações Internacionais); prof. Leonardo (tradutor), prof. Marilene Almeida (responsável) e prof. Laurent Gutierrez (conferencista).