Noticias

Cônsul Honorário do Peru visita Reitoria para discutir convênios entre Universidades

Consul Peru

O Cônsul Honorário do Peru, David Antônio Guzmán Chumo, visitou a reitoria nesta sexta-feira (03) para firmar seu interesse em estreitar as relações entre o Brasil e o Peru no tocante as ações universitárias. Em reunião com a reitora Lavínia Rodrigues, o vice-reitor Thiago Torres, o assessor de Gabinete Thiago Athayde e a assessoria de Relações Internacionais, representada pelo assessor Júlio Machado e pela analista universitária Maria Eduarda de Oliveira, Guzmán comentou sobre áreas de congruência entre Minas Gerais e o Peru, como a gastronomia e as áreas agrárias, sendo possíveis pontos de partida para a formação de convênios e ações entre instituições.

Dentre as Universidades apresentadas por Guzmán encontram-se a Universidad Nacional de Ingenería; Pontifícia Universidad Católica del Peru, Universidad Nacional Agraria La Molina e San Ignacio de Loyola. Como proposta de encaminhamento da reitoria foi sugerido que se levantassem as demandas destas instituições para verificar em que medida a Uemg pode contribuir para a troca de saberes e definir estratégias conjuntas.

O assessor de Relações Internacionais, Júlio Machado, destacou a importância da reunião e dos convênios com as universidades peruanas por dois motivos principais: a proximidade entre os países e o interesse em áreas comuns. Júlio comentou ainda sobre a necessidade de pensarmos a formalização da modalidade professor visitante e de articular em nível internacional a dupla titulação na América do Sul, algo já comum na Europa. Nesse sentido, Guzmán se prontificou a colaborar a fim de ver viabilizada a dupla titulação, sendo também uma demanda das universidades peruanas.