UEMG encaminha parceria com universidade japonesa

Bárbara Lourenço - estagiária da Assessoria de Comunicação da UEMG

Foi realizada na última quarta-feira (13), na Faculdade de Educação, uma reunião entre a Universidade do Estado de Minas Gerais e a Universidade de Tsukuba (Japão),  para o desenvolvimento de uma parceria futura de cooperação entre as instituições. Representando a UEMG, estiveram presentes a reitora, professora Lavínia Rosa Rodrigues; o diretor da Faculdade de Educação, Mauro Giffoni; o assessor de Relações Internacionais (ARI), Júlio Machado e os membros da ARI Lorenzo Gontijo e Maria Eduarda de Oliveira. O coordenador de Projetos Internacionais da Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria Geral do Governo de Minas Thiago César dos Santos também participou da reunião. Anna Asamizu representou a universidade japonesa.

O fechamento do acordo será benéfico para os estudantes de ambas Universidades, que poderão realizar futuramente intercâmbios, graduações, especializações, mestrados e doutorados. A parceria poderá ser concretizada durante a realização de uma feira promovida pelo governo japonês em Belo Horizonte, em data a ser anunciada, e que deverá contar com o apoio da UEMG na organização.

Através da feira, os alunos poderão conhecer mais a fundo a viabilidade de fazer parte do programa Study in Japan. A ARI informa que há interesse de desenvolver acordos em áreas de conhecimento, tais como Administração, Engenharia, Educação e Ciência da Saúde.

O assessor de Relações Internacionais da UEMG, professor Júlio Machado, relata que espera concretizar os acordos brevemente e exaltou os benefícios a serem obtidos a partir da assinatura da cooperação. "O Japão é reconhecido internacionalmente por sua excelência no ramo educacional e a nossa Universidade só tem a ganhar com a efetivação dessa parceria’’, afirma.

Fotos: UEMG