Reunião sobre o Pila promove debate sobre o intercâmbio na UEMG

Na manhã da última segunda-feira (10/07), a Aici (Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional) promoveu uma reunião sobre o intercâmbio na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Participaram diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de cursos, representantes da Internacionalização e estudantes estrangeiros que vão estudar na UEMG no próximo semestre, no escopo do Pila (Programa de Intercâmbio Latino-Americano).

Uma série de orientações foi passada aos intercambistas, como a respeito do início e fim das aulas, da matrícula na instituição, do valor e data de pagamento das bolsas, assim como da abertura da conta bancária. Na conversa, estudantes e professores envolvidos no Pila também puderam se apresentar.

No segundo semestre deste ano, a UEMG vai receber sete alunos por meio do Pila. Eles vêm da Argentina, Colômbia e Uruguai e vão estudar nas unidades acadêmicas Escola de Design, Faculdade de Educação (FaE), Carangola, Passos e Ibirité.

O Pila é uma iniciativa conjunta da Associação Colombiana de Universidades (Ascun), Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior do México (ANuies), Conselho Interuniversitário Instituto Nacional da Argentina (CIN) e Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais).

Como objetivo, o Pila busca enriquecer a formação acadêmica, profissional e dos alunos, bem como permitir a experiência de compartilhamento de boas práticas de gestão de instituições de ensino superior e a promoção de projetos conjuntos. Além disso, o programa promove a internacionalização do ensino superior e fortalece os laços de cooperação entre Colômbia, México, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Nicarágua, Uruguai e Paraguai.