Universidade busca apoio em encontro com deputada

A gestão da UEMG esteve reunida nesta manhã com a deputada estadual Ione Pinheiro (DEM-MG). Na ocasião, que aconteceu na Reitoria da Universidade, em Belo Horizonte, estiveram na pauta a valorização do Ensino Superior público de Minas Gerais e alternativas de articulação política em torno da causa.

Detalhando os atuais desafios da UEMG, a reitora Lavínia Rosa Rodrigues apresentou à deputada o objetivo da Universidade de consolidar uma frente parlamentar com membros do Legislativo do Estado e do Congresso Nacional. Ao lado do vice-reitor Thiago Torres, do Pró-Reitor de Extensão Moacyr Laterza Filho e do chefe de gabinete José César Faria, a reitora indicou que a estratégia é mobilizar um amplo e contínuo espaço de mobilização política que esteja alinhado aos interesses das universidades estaduais, responsáveis pelo atendimento direto e indireto a milhares de cidadãos mineiros: só no caso da UEMG, atualmente, são mais de 20 mil estudantes e 115 cursos de graduação.

Reconhecendo o presente cenário de austeridade nas várias esferas de governo, a deputada Ione Pinheiro enalteceu a relevância do projeto e destacou que o momento exige o máximo esforço de mobilização.

Também marcaram presença no encontro a diretora da UEMG Unidade Cláudio, professora Valdilene Machado, além de representantes do Diretório Acadêmico da Unidade e das prefeituras de Cláudio e de Itaguara, município vizinho que possui centenas de cidadãos na condição de estudantes e egressos da Unidade Cláudio, ilustrando o impacto regional da UEMG na região.