Docentes e discentes da Uemg Barbacena apresentam trabalhos em encontro de Sociologia

Alunos e professores do curso de Ciências Sociais da Uemg Unidade Barbacena marcaram presença no Pré-SBS, realizado nos dias 25 e 26, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo foi reunir cientistas sociais atuantes na região para a apresentação de pesquisas em curso e troca de experiências, de modo a favorecer convergências temáticas e explorar possibilidades de cooperação. A ideia do evento foi construir uma plataforma para encontros e comunicações entre professores, alunos de pós-graduação e de graduação capazes de dar visibilidade às pesquisas em Ciências Sociais na região, fomentando um intercâmbio.

A iniciativa é vinculada ao Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o maior do gênero no Brasil – ao lado dos congressos da ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política), ABA (Associação Brasileira de Antropologia) e ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). A realização de uma sessão regional objetiva contribuir com o debate em torno da temática apresentada pela SBS, com divulgação e fortalecimento da associação dos sociólogos no país. O tema da edição nacional de 2019, “Em que sociedade vivemos? A sociologia brasileira diante de novos desafios nacionais e globais contemporâneos”, será debatido entre os dias 9 e 12 de julho, na UFSC, em Florianópolis (SC).

A UEMG Barbacena, através do curso de Ciências Sociais, marcou presença tanto na organização quanto na apresentação de trabalhos por parte de discentes. Entre os diversos professores participantes, Fabrício Roberto Costa Oliveira, à frente da parceria e no comitê organizador, destaca que “dificilmente os alunos de graduação têm a possibilidade de participar de eventos nacionais, como a própria SBS, devido a custos, como deslocamento e hospedagem. Portanto, a pré-SBS proporciona uma experiência diferente, ampliando a possibilidade de diálogo discente com outras instituições”. Fabrício, também coordenador da última mesa redonda do evento, realizada na noite de 26 de abril, com a temática “Movimentos sociais, violência e direitos humanos: desafios e perspectivas”, foi enfático na participação de graduandos, defendendo a riqueza de experiências adquiridas na convivência da dinâmica de congressos do tipo.

Edson Bissiati é aluno do quinto período do curso de Ciências Sociais, UEMG Barbacena, e faz coro às falas de Fabrício. Ele apresentou o trabalho “A questão do Estado laico na conjuntura política nacional”. Segundo o relato do discente, a Pré-SBS lhe “proporcionou uma experiência única no que tange ao crescimento acadêmico e estudantil. O contato com outros professores expandiu muito minha visão de sociedade e das diversas teorias que buscam elucidar as problemáticas sociais. Além disso, a interação com estudantes da UFJF e UFV abriu um leque de conhecimento e experiência de uma vida acadêmica ainda mais plural e pulsante”.

Para o coordenador do curso de Ciências Sociais, Wallace Faustino da Rocha Rodrigues, a presença da UEMG na Pré-SBS “dá maior visibilidade às pesquisas desenvolvidas na unidade, abrindo, simultaneamente, espaço para a interinstitucionalidade”. Ele ainda reforça que, “se o corpo discente está apresentando, é porque temos resultados. Nunca se fez tanta pesquisa na UEMG Barbacena como agora”.

Em breve, os trabalhos apresentados estarão disponíveis em anais, na página do evento. Para mais informações, basta acessar ao link: https://encontroregionalpresbs2019.wordpress.com/

Tags: ,