A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) acaba de lançar uma nova modalidade de bolsa: a Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - BIC STEM. A oportunidade é direcionada a graduandos, com foco especial nas mulheres.
O objetivo é incentivar a participação de estudantes de graduação em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em temas da área STEM. Além disso, espera-se estimular a vocação científica, fortalecer a formação acadêmica e, especialmente, aumentar a participação feminina nessas áreas que, historicamente, têm maior presença de homens.
O valor da bolsa é outro diferencial e foi fixado em 50% superior à bolsa BIC vigente. Ao todo, a chamada 09/2025 prevê o investimento de R$12 milhões, sendo que, desse total, a metade será destinada a estudantes do sexo feminino.
Podem participar estudantes de graduação com, no mínimo, 40% do curso concluído, independentemente da área de formação. O que importa é o tema do projeto, que deve estar relacionado a STEM.
Submissão das propostas
As propostas devem ser submetidas por coordenadores, obrigatoriamente pesquisadores vinculados a instituições científicas, tecnológicas e de inovação ou a instituições de ensino superior de Minas Gerais, com comprovado histórico de atuação em pesquisa e desenvolvimento aplicado nas áreas STEM. Desse modo, a oportunidade é válida para estudantes das diversas unidades da UEMG que tenham interesse em concorrer à bolsa.
As submissões devem ser feitas eletronicamente, pelo sistema Everest da FAPEMIG, até o dia 11 de julho.