A Reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues, entregou pessoalmente, na tarde desta terça-feira (10/6), ao conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo Andrade, a carta de manifestação do Conselho Universitário da instituição.
O documento expressa posição contrária à proposta de federalização da universidade e também à inclusão dos imóveis pertencentes à UEMG, ou atualmente utilizados por ela, no Projeto de Lei do Programa de Parcerias para a Gestão de Ativos Imobiliários do Estado (PL do Propag), em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Durante o encontro, realizado na sede do TCE-MG, a reitora destacou os riscos que tais propostas representam para a autonomia universitária, a continuidade das atividades acadêmicas e o compromisso público com o ensino superior gratuito e de qualidade. A entrega da manifestação formal ao presidente do Tribunal faz parte de uma atuação institucional da UEMG na defesa de seu patrimônio e de sua missão como universidade pública estadual.
Participou da agenda, o Superintendente de Recursos Humanos da UEMG, Rafael Maia.