“Prédios contam histórias, conectam vidas e mudam pessoas”. Em celebração aos 60 anos da TV Globo, foi veiculada no MG1, no dia 26/04, uma matéria apresentando edifícios de Belo Horizonte inaugurados em 1965 - ano de fundação da emissora. Nela, o prédio da Escola de Design da UEMG, localizado em frente à Praça da Liberdade, ganha destaque como Patrimônio Histórico da cidade.
Sede da Escola de Design da UEMG em matéria do MG1
A construção original foi projetada pelo arquiteto Raphael Hardy Filho e pelo engenheiro estrutural Sylvio Barbosa, inspirada por uma corrente modernista que se consolidava em Belo Horizonte nos anos de 1960. Hoje, como menciona Igor Rios, professor da UEMG entrevistado pelo MG1, os grandes planos envidraçados trazem “permeabilidade visual e grande fonte de iluminação natural para o interior”, além de proporcionar um ambiente estimulante para a criatividade dos estudantes dos cursos de design da unidade.
Antiga sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado (IPSEMG), o edifício inaugurado em 10 de agosto de 1965 foi tombado em 1977 pelo IEPHA e tem proteção municipal desde 10 de novembro de 1994. Com a transferência do IPSEMG para a Cidade Administrativa Tancredo Neves, o prédio foi entregue à UEMG em 2020, após quase 10 anos em restauração.
Saiba mais sobre o prédio em: O Edifício da Escola de Design na Praça da Liberdade.
Na matéria, o edifício da Escola de Design da UEMG aparece juntamente com a Paróquia São Vicente de Paulo, recebendo o mérito de ser uma das construções que “ajudam a contar a história da cidade”. Confira: A Globo foi inaugurada em 1965 quando muitas outras histórias começaram a ser escritas.
Letícia Gonzaga, sob supervisão de Antônio Araújo