A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) informa que foi comunicada verbalmente, na última segunda-feira (5/5), durante reunião agendada pelo gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com participação de seu Secretário-Adjunto e de assessor da Vice-Governadoria, sobre a intenção de inclusão da Universidade em proposta de federalização a ser apresentada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Até o momento, não houve apresentação formal da proposta à Reitoria nem convite à participação em qualquer instância de debate sobre o tema. A Reitoria desconhece o teor do Projeto de Lei que foi protocolado e que traria alterações na gestão e na estrutura da Universidade.
A UEMG reafirma seu compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, e defende que quaisquer discussões sobre seu futuro institucional devem ocorrer com total transparência, com a garantia dos direitos de servidores, e diálogo com a comunidade universitária e a sociedade mineira.
Belo Horizonte, 8 de maio de 2025