O Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), instância central de governança do Poder Executivo, aprovou, em decisão comunicada nesta sexta-feira (11/4), o pleito da Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para opção pela ampliação da jornada de trabalho de docentes efetivos, de 20 para 40 horas semanais. A deliberação atende à Resolução CONUN/UEMG nº 634, de 29 de agosto de 2024, que regulamenta a alteração do regime de trabalho para professores de tempo parcial que optarem pelo regime integral.
A aprovação representa um avanço importante na valorização da carreira docente e atende à demanda recorrente dos professores da instituição. A proposta, construída com base em critérios técnicos, considera a disponibilidade orçamentária e a substituição de vacâncias oriundas de exonerações, aposentadorias e falecimentos, sem comprometer os limites legais e financeiros do Estado.
A aprovação é uma conquista coletiva da Reitoria, do coletivo de professores 20 horas e da Associação dos Docentes da UEMG (ADUEMG), com apoio do Governo de Minas, em especial da atual Secretária de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, e do deputado estadual Cássio Soares, que atuaram diretamente em defesa da proposta. A Reitoria divulgará oportunamente as próximas etapas do processo e detalhes da cerimônia que oficializará essa importante conquista.