A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) promoveu, na tarde de quarta-feira (9/4), mais uma webconferência do Fórum de Licenciaturas. Em pauta, a valorização do estágio supervisionado na formação docente, no contexto do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), para os cursos de licenciatura.
O evento contou com mediação professor Rodrigo Borba, da unidade acadêmica de Ibirité, e da presença da pró-reitora de Graduação, Patrícia Maria de Araújo. A convidada foi a professora Ana Júlia Lemos Pedreira, coordenadora-geral de Avaliação das Licenciaturas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que falou sobre as mudanças provocadas pelo Enade, reformulado em 2024.
"A gente passa a ter um Enade exclusivo para as licenciaturas, que sai do ciclo trienal e passa a fazer parte do ciclo anual. Hoje, ele é composto por dois processos avaliativos. A gente tem uma prova teórica, com 80 objetivos e um item discursivo, e uma avaliação prática", explicou a professora.
Com a reformulação do Enade, as principais alterações dizem respeito às matrizes de referências e aos objetivos das provas, que passaram a ter um foco maior na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso. As mudanças também trouxeram a inclusão de professores da educação básica nas comissões de elaboração das provas, ponto celebrado por Ana Júlia durante a palestra.
“A gente sabe muito bem que os professores da universidade têm muitos projetos com a escola. Mas a vivência do que a gente chama de ‘chão da escola’ é do professor de educação básica. Então, isso traz um outro olhar para dentro das comissões, do que está acontecendo ali dentro da escola”, disse.
O novo exame se volta a cursos de 17 áreas do conhecimento. Um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ele avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, assim como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o grau de atualização dos estudantes em relação à realidade do Brasil e do mundo.
A webconferência está disponível no canal da UEMG no YouTube; clique aqui e assista.