A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e a Faculdade de Educação, realizou a aula inaugural do curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD). O evento marcou o início da jornada acadêmica de mais de mil estudantes que buscam a formação em serviço para atuarem na educação básica do estado. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UEMG, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e diversos municípios mineiros.
A solenidade de abertura contou com a presença de importantes autoridades, incluindo a Reitora da UEMG, Professora Lavínia Rosa Rodrigues, o Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga Oliveira Rojas, os Pró-Reitores da UEMG, Patrícia Caetano (Graduação) e Moacyr Laterza (Extensão), a Diretora da Faculdade de Educação da UEMG, Professora Ivana de Oliveira Carvalho, e o Coordenador da Universidade Aberta do Brasil/UEMG, Professor Adálcio Carvalho de Araújo. O evento também contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A Reitora Lavínia Rosa Rodrigues expressou grande satisfação em receber os novos alunos, ressaltando o compromisso da UEMG com a formação de profissionais da educação e agradecendo o apoio da Secretaria de Estado de Educação. "Todos aqui uníssonos queremos dar boas-vindas a todas vocês e a todos vocês que aceitaram o desafio dessa formação em serviço na nossa Faculdade de Educação, uma faculdade que tem uma longeva história de contribuição para a formação de professores para o estado de Minas Gerais, uma história que nós temos muita honra e muito orgulho de partilhar dela", destacou a Reitora.
O Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, expressou sua satisfação com o lançamento do curso, afirmando: "Estamos muito felizes porque estamos nessa construção há um longo período e hoje temos esta notícia que para mim é de grande valia, ainda mais em parceria com uma instituição séria e competente que realiza um trabalho maravilhoso como a nossa UEMG."
O Professor Adálcio Carvalho de Araújo, Coordenador da UAB/UEMG, destacou a modalidade EaD permite democratizar o acesso à educação superior. Ele mencionou que o programa UAB na UEMG teve início em 2010 e tem expandido sua atuação para municípios com menor presença de instituições de ensino superior públicas.
A Diretora da Faculdade de Educação da UEMG, Professora Ivana de Oliveira Carvalho, acolheu os novos alunos com alegria, enfatizando que a FAE/UEMG, com sua grande experiência na oferta do curso de Pedagogia presencial, agora oferece a segunda edição na modalidade a distância com a mesma qualidade e excelência. Ela ressaltou que o projeto pedagógico é inovador e adequado às mais recentes diretrizes curriculares nacionais para a formação em nível superior de profissionais do magistério da educação escolar básica. O curso visa ampliar o repertório didático pedagógico cultural dos professores que já atuam nas redes municipais e na Secretaria de Estado de Educação, proporcionando ação e reflexão sobre o trabalho docente.
A Pró-Reitora de Graduação, Professora Patrícia Caetano, deu as boas-vindas aos estudantes e informou que a UEMG possui 147 cursos de graduação, e este curso de Pedagogia EaD representa mais um importante avanço pela sua capilaridade. Ela mencionou que a universidade já conta com um grande número de estudantes e convidou os novos alunos a conhecerem os projetos e programas da instituição.
A professora Patrícia também explicou que os estudantes terão acesso à plataforma institucional Moodle e receberão um e-mail institucional para acesso a todas as questões acadêmicas, incluindo a biblioteca digital. Ela também informou que a educação a distância, conforme a legislação brasileira, exige momentos presenciais e que os professores do curso foram selecionados por meio de editais.
A aula inaugural contou com a palestra da Professora Jacqueline Gonçalves, docente da Faculdade de Educação da UEMG e Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.
Em sua apresentação, a professora Jacqueline abordou a pedagogia como ciência da educação, as legislações brasileiras que embasaram a formação de professores e a organização do curso de Pedagogia após as diretrizes curriculares nacionais. Ela destacou que a pedagogia é teoria e prática da educação, atuando tanto na docência quanto na gestão dos processos educativos. A professora também mencionou a importância de a pedagogia se apoiar em outras ciências da educação sem perder sua autonomia.
Durante o evento, foram citados diversos municípios que serão atendidos pelo curso, demonstrando o alcance da iniciativa em todo o estado. A coordenadora do curso, Juliana Branco, ressaltou a importância da formação em nível superior para a profissionalização docente e a relevância de trabalhar com os professores que já estão na prática da educação básica. Ela também mencionou que o curso abordará temas como inclusão e gestão educacional em espaços não escolares.