A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta quinta-feira (27/03), uma Audiência Pública para discutir a valorização salarial e as carreiras do ensino superior, além de lançar oficialmente a campanha salarial de 2025 para professores e técnicos administrativos das universidades estaduais UEMG e Unimontes.
Transmitido ao vivo, o evento deu desenvolvimento às audiências públicas realizadas em 2024, reunindo parlamentares, representantes das instituições e líderes sindicais, que reiteraram a urgência na garantia de melhores condições de trabalho, reajustes salariais condizentes com a inflação e revisão dos planos de carreira.
A reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, manifestou apoio às pautas apresentadas pelos coletivos de docentes, técnicos administrativos e discentes; apresentou números que corroboram a disparidade entre o crescimento da Universidade e o orçamento destinado à instituição. “A questão da dedicação exclusiva é algo que a Universidade trabalha há muitos anos. Além disso, a partir da reivindicação recente dos professores que se criou um grupo de estudos, demostrando não haver impacto financeiro na proposta de alteração da jornada de trabalho de 20h para 40h semanais”, afirmou.
Além da reitora, discursaram e compuseram a mesa de convidados o presidente da Associação dos Docentes da Universidade (Aduemg), professor Túlio César Lopes e a representante do quadro técnico administrativo da Universidade, Vanessa Canton.
Pela UEMG estiveram ainda presentes o vice-reitor Thiago Costa e os pró-reitores Patrícia Maria Caetano de Araújo (Graduação), Moacyr Laterza (Extensão) e Vanesca Korasaki (Pesquisa e Pós-graduação).
Além deles, compuseram a mesa de convidados a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UEMG) Luna Zanetti; o diretor de desenvolvimento de Recursos Humanos da Unimontes, Frederico de Oliveira; a diretora do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/Regional Leste) Wilma de Lucena; o presidente da Associação dos Docentes da Unimontes, Idenilson Barbosa e, representando o Governo de Minas, a superintendente Central de Política de Recursos Humanos, Maria Aparecida Muniz Jorge, e Leandra Felícia Martins, assessora de ensino superior da Secretaria de Educação.
Entre os parlamentares, presidiu a audiência pública a deputada Beatriz Cerqueira, presidenta da Comissão, acompanhada pelas deputadas Bella Gonçalves e Lohanna França.
Acompanhe a íntegra da audiência pública.