A reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues, esteve em Brasília nesta quarta-feira (12/3) para uma série de compromissos voltados ao fortalecimento do ensino superior público. Ao lado de reitoras e reitores das universidades afiliadas à Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), ela participou de reuniões estratégicas com representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de contribuir para a instalação do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Abruem.
Um dos principais momentos da agenda foi o encontro com o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David. Na ocasião, os representantes das universidades estaduais e municipais apresentaram um panorama do impacto dessas instituições na educação superior do país, destacando sua capilaridade e o papel fundamental na interiorização do ensino. Além disso, foram abordados desafios como financiamento estudantil, PNAEST, SISU, o programa Pé de Meia para Licenciaturas, infraestrutura tecnológica e predial, além da necessidade de ampliar as políticas de apoio à permanência estudantil para enfrentar desigualdades socioeconômicas.
Outro compromisso relevante foi a reunião com Márcio Buzar, diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, para tratar da execução de projetos e buscar avanços no repasse de recursos destinados às instituições de ensino. Além disso, a reitora participou de uma reunião com Gorgonio Barreto Araújo, coordenador e diretor adjunto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), onde foi discutido o programa Conecta, que visa expandir a conectividade nas universidades.
No âmbito da internacionalização do ensino, a reitora também participou da reunião com Denise Abreu, responsável pela Rede Idiomas sem Fronteiras, discutindo a possibilidade de adesão das universidades estaduais e municipais à iniciativa, o que ampliaria as oportunidades de formação linguística para estudantes e professores.
Encerrando a agenda em Brasília, foi formalizada a instalação do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Abruem, um passo importante para a modernização e inovação das universidades estaduais e municipais.