A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) promoveu, na tarde desta segunda-feira (10/3), a abertura do Fórum de Licenciaturas 2025. O evento recebeu o professor Júlio Emílio Diniz Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falou sobre a Resolução 4/2024 do Conselho Nacional de Educação (CNE).
O documento, promulgado em maio do último ano, estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica. Ele aponta a necessidade de um projeto institucional para todas as licenciaturas das instituições de ensino superior e destaca o papel das instituições e dos profissionais de educação básica.
A resolução sucede outros documentos, publicados em 2002, 2015 e 2019, e foi alvo de críticas positivas e negativas na sociedade. Para o professor Júlio, a Resolução 4/2024 une pontos das duas últimas resoluções, muitas delas contraditórias, mas há perspectivas positivas para o futuro.
“Professores da educação básica não são co-formadores, mas formadores e formadoras de professores. E nós precisamos dos profissionais da educação básica para formar novas professoras e professores de educação básica. É um trabalho ombro a ombro, entre universidades e instituições de ensino fundamental”, disse.
Em sua fala, o professor também destacou a garantia do contato direto com a realidade das escolas, ao longo dos cursos de licenciatura, como um ponto essencial. Com a organização dos estágios, a tendência é que haja um aumento gradativo do tempo de permanência de estudantes nas escolas, o que os permite vivenciar as complexidades das atividades com as quais um professor em formação se envolve.
Outra questão ressaltada pelo docente é a garantia de uma formação geral com pelo menos 880 horas voltadas à aprendizagem de conhecimentos pedagógicos e formam uma base comum para todas as licenciaturas.
A mesa de abertura contou também com a presença da reitora, professora Lavínia Rosa Rodrigues, que destacou a retomada dos fóruns da UEMG, e da pró-reitora de Graduação, professora Patrícia Maria de Araújo, responsável pela mediação. A abertura foi transmitida pelo canal da TV UEMG no YouTube e está disponível para acesso; clique aqui.