A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou, na edição de 26/02 do Jornal Minas Gerais, duas resoluções que criam programas de incentivo à produção acadêmica: O ProPublic/UEMG, voltado para publicações científicas de alto impacto, e o ProEventos/UEMG, que apoia a inscrição de docentes em eventos técnico-científicos.
De autoria da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), as propostas foram apreciadas e aprovadas na última reunião ordinária do Conselho Universitário da UEMG (CONUN), no dia 21/02, e têm o potencial para qualificar e alavancar a produção do conhecimento acadêmico na Universidade.
Incentivo à Publicação Científica
O primeiro deles foi a aprovação da Resolução nº 655/2025, que instituiu e regulamentou o Programa de Apoio à Publicação de Alto Impacto no âmbito dos cursos de mestrado e doutorado da UEMG, denominado ProPublic/UEMG.
Como o próprio nome indica, o principal objetivo do programa é incentivar publicações acadêmicas inovadoras em periódicos nacionais e internacionais de alto impacto. Para isso, serão lançados editais internos que oferecerão apoio financeiro, conforme a disponibilidade orçamentária da Universidade, cobrindo os custos necessários para preparação e submissão dos artigos. O financiamento será compatível com a complexidade dos projetos de pesquisa e a qualificação dos pesquisadores envolvidos.
Em seu parecer encaminhado aos conselheiros, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Vanesca Korasaki, identificou a oportunidade de aprimorar as notas dos cursos de mestrados e doutorados em oferta na Universidade com o estímulo a publicações de impacto, que são indicadores valorizados na avaliação dos cursos.
A melhora na classificação se traduziria tanto em mais recursos disponíveis por meio do Programa de Excelência Acadêmica e Programa de Apoio à Pós-graduação oferecidos pela Capes, quanto no próprio reconhecimento da qualidade e excelência da pós-graduação no país.
“A produção científica é o pilar fundamental para o desenvolvimento da excelência acadêmica da Universidade e consiste em um indicador considerado na avaliação de cursos perante a CAPES. Ela contribui para o reconhecimento institucional, para a divulgação das pesquisas da Universidade, levando à maior visibilidade e atraindo novas parcerias com Universidades, pesquisadores e empresas do Brasil e do exterior”, defende.
O Programa exigirá alguns requisitos dos pleiteantes, como, por exemplo, ser docente efetivo vinculado ao quadro de docentes permanentes ou colaboradores dos Programas de Pós-graduação existentes e ser autor ou coautor da produção acadêmica.
Estímulo à participação em eventos acadêmicos
A outra pauta em destaque aprovada pelos conselheiros do CONUN e publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais foi a criação do ProEventos/UEMG, o Programa de Apoio à Inscrição em Eventos Técnico-Científicos (Resolução nº 661/2025).
Também voltada para docentes efetivos da UEMG, o programa oferece auxílio financeiro, por meio de editais específicos, para cobrir os valores de inscrições em eventos nacionais e internacionais de pesquisa e extensão.
Havendo disponibilidade financeira e orçamentária, a concessão do benefício ocorrerá após aprovação em edital e condicionada à prévia obtenção de autorização de afastamento dos docentes das atividades acadêmicas, nos termos do Decreto Estadual nº 48.176/2021.
A iniciativa se soma ao já existente PAPEV (Programa de Apoio a Participação de Docentes em Eventos no país ou no Exterior) como instrumento de incentivo e apoio ao corpo docente.
Sobre a nova proposição, a pró-reitora Vanesca defendeu a criação do Programa afirmando que a participação em eventos é uma prática inerente ao exercício de docência universitária, permitindo a difusão de pesquisas e atividades extensionistas da universidade e cuja realização é capaz de estimular, entre outros fatores, a formação de redes de pesquisa internacionais e a incorporação de padrões internacionais de excelência em ensino, pesquisa e extensão.