Fapemig lança a Chamada 9/2024, de incentivo à pesquisa da UEMG e Unimontes

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) publicou, nesta segunda-feira (6/5), a Chamada 9/2024. O objetivo da iniciativa é apoiar o fortalecimento e a consolidação da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, bem como atividades de extensão em interface com a pesquisa, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Com financiamento total de R$ 30 milhões, a Chamada 9/2024 possui três faixas de fomento: A, de até R$ 200 mil por proposta, com coordenação individual; B, de até R$ 400 mil, com coordenação em grupo; e C, de até R$ 1,25 milhão, para redes de pesquisa colaborativa. A faixa C vai receber R$ 14 milhões em recursos financeiros, enquanto as faixas B e A, R$ 9 milhões e R$ 7 milhões, respectivamente.

As propostas, nas diversas áreas do conhecimento, vão ser recebidas até o dia 27 de junho e devem ter duração de até 48 meses. A submissão acontece através de um formulário eletrônico, disponível no sistema Everest.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), a Chamada 9/2024 foi articulada junto à UEMG e atende a uma série de competências e áreas de atuação dos pesquisadores e pesquisadoras da universidade. Uma novidade é a possibilidade de solicitação de Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (BIPDT), além da solicitação de Bolsas de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI), dos níveis um ao sete.

Os pesquisadores que submeterem propostas devem ter vínculo empregatício com a UEMG, seja ele celetista, estatutário ou contratual. Entre os demais requisitos, também devem ter um histórico de produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica da proposta submetida.

Mais informações estão disponíveis na Chamada 9/2024; clique aqui.

Tags: ,