Professores da FaPP e da Design participam de ação Interdisciplinar na UEMG

Os professores doutores Núbia Braga, Diogo Luna e Sirley Araújo, membros do corpo docente do Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania, ofertado na Faculdade de Políticas Públicas (FaPP) da UEMG, conduziram um debate na Escola de Design, no último dia 28 de março. A atividade foi realizada a convite da Profa. Suéllen Costa, da Design, como parte da disciplina optativa ‘Design para a Prevenção do Crime’, ofertada pelo Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec).

Iniciando as discussões do encontro, a Profa. Nubia abordou a correlação entre segurança pública, direitos humanos e cidadania. Convidou os estudantes a questionarem algumas ações de segurança pública que corroboram com o processo de segregação social e o consequente aumento da população carcerária – dados de 2018 da Pastoral Carcerária apontam que o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo.

Repensar o modo como o crime tem sido tratado na atualidade foi a proposta do Prof. Diogo, que relacionou, em sua fala, o Sistema Criminal (Direito Penal, Criminologia e Política Criminal) e o projeto do Estado Democrático de Direito, no qual se busca a efetivação de iguais liberdades fundamentais. Ponderou ser necessário promover reflexões críticas sobre a própria noção de crime, sobretudo por considerar que a lei penal ainda exprime valores sociais que retratam uma sociedade da década de 30 e do início de 1940, quando o Código Penal foi publicado.

A Profa. Sirley promoveu reflexões sobre a política de encarceramento, reforçando a importância de políticas públicas que promovam o reconhecimento e a cidadania.

Em sua fala, a Profa. Suéllen Costa estimulou os estudantes a estabelecerem conexões entre os temas abordados pelos professores convidados e os assuntos tratados nas aulas anteriores, como a Prevenção Situacional do Delito, que estuda os diversos fatores que compõem um delito, e o os princípios do Design Contra o Crime, que propõe alterações em projetos e processos de fabricação de produtos industriais de utilização geral, com vistas à redução da chance de vitimização de futuros usuários. Sobre isso ela citou como referência o livro "Design Contra o Crime: Prevenção Situacional do Delito Através do Design de Produtos", de Roberson Luiz Bondaruk, que apresenta protótipos que foram produzidos em pareceria com o SENAI do Paraná.

Ao final, os alunos debateram com os professores do Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania, aproximando a responsabilidade social que o design tem no contexto democrático de políticas públicas de segurança pública. A experiência contribuiu para promoção da interdisciplinaridade, potencializou a aprendizagem e foi muito apreciada pelos graduandos. O encontro também contribuiu para o fortalecimento da cooperação entre as Unidades Acadêmicas.