Termina, nesta quarta-feira (11/12), o prazo de inscrições para o Vestibular UEMG 2025 através do Programa de Reserva de Vagas (Procan) e do Programa de Inclusão Regional. As duas modalidades fazem parte da política de ações afirmativas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e buscam auxiliar na correção das desigualdades socioeconômicas que dificultam o acesso e a permanência de grupos discriminados historicamente no ensino superior.
Por meio do Procan, a UEMG reserva 50% das vagas do vestibular, divididas entre seis categorias. São elas:
- Categoria I: pessoas de baixa renda, egressas de escola pública, declaradas negras (21%);
- Categoria II: pessoas de baixa renda, egressas de escola pública, declaradas quilombolas (3%);
- Categoria III: pessoas de baixa renda, egressas de escola pública, declaradas indígenas (3%);
- Categoria IV: pessoas de baixa renda, egressas de escola pública, declaradas ciganas (2%);
- Categoria V: pessoas de baixa renda, egressas de escola pública (16%);
- Categoria VI: pessoas com deficiência (5%).
Quem se candidatar às vagas oferecidas pelo Procan deve optar pela sua categoria no ato da inscrição. Além disso, deve enviar a documentação exigida, prevista no edital.
O sistema de reserva de vagas da UEMG teve início em 2004, com a promulgação da Lei Estadual nº 15.259, de 27 de julho daquele ano. Posteriormente, em 5 de julho de 2017, foi publicada a Lei Estadual nº 22.570, que reforçou a política de cotas e criou o Programa Estadual de Assistência Estudantil (Peaes), um mecanismo que busca garantir a permanência de estudantes de baixa renda na universidade.
Já o Programa de Inclusão Regional procura estimular o acesso à UEMG às pessoas que vivem em Minas Gerais e que tenham cursado o ensino médio, de forma integral, em intituições públicas de ensino, municipais, estaduais ou federais. No total, 5% das vagas do Vestibular UEMG 2025 são destinadas à modalidade, e quem tem interesse em participar também deve escolher já no ato de inscrição, assim como enviar a documentação exigida, prevista no edital.
Atualmente, a UEMG está presente em 19 municípios de Minas Gerais, com 22 unidades acadêmicas e 27 polos de educação a distância (EAD). Dos cerca de 21 mil alunos matriculados regularmente na instituição, 75% são egressos de escolas públicas.
A UEMG possui 141 cursos de graduação e sua principal forma de ingresso é o processo seletivo do vestibular. A aplicação da prova de conhecimentos gerais está prevista para acontecer no dia 12 de janeiro de 2025, enquanto a realização da prova de habilidades específicas, restrita à Escola de Música, ocorre nos dias 22 e 23 de fevereiro do próximo ano.
Todas as informações sobre o Vestibular UEMG 2025 estão disponíveis no site do processo seletivo; clique aqui e acesse.