Foi inaugurada nesta quinta-feira (5/12), na Câmara Cultural de Belo Horizonte, mais uma exposição que celebra os 80 anos da Escola Guignard. "O acervo como escola", mostra com curadoria do professor Adriano Gomide, reúne obras de artistas consagrados, como Alberto da Veiga Guignard, Inimá de Paula, Maria Helena Andrés e Lotus Lobo, e recebe visitação até março do próximo ano.
A exposição é fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). A cerimônia de abertura contou com a presença da reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, de professores e professoras da Escola Guignard, como o curador da mostra e a co-curadora, professora Nara Firme Braga, e do presidente da CMBH, vereador Gabriel Azevedo.
Entre as obras expostas, há duas de Guignard, “Retrato de Paul Verlaine” e “Pintura decorativa sobre caixa de relógio”, ambas sem data, exemplos de seu desenho e pintura. Há ainda diversos outros trabalhos do Acervo Artístico Museológico da Escola Guignard.
"Essa exposição é uma oportunidade rara de visitar obras, peças e documentos e apreciar seu potencial para a ampliação do conhecimento sobre não só a Escola Guignard e a UEMG, como também sobre os artistas ali formados", afirma o professor Adriano Gomide. "Nos seus 80 anos de existência, a Escola Guignard tem cumprido seu papel de formar artistas e educadores, tornando-se uma das principais escolas de artes plásticas do Brasil. Nesse seu percurso, ela foi acumulando um importante acervo de obras de arte, objetos e documentos que é único no país e que agora o público tem a chance de conhecer e rever", diz.
O Acervo Artístico e Museológico tem sido apresentado em uma série de exposições, não apenas em Belo Horizonte, mas também em outras cidades brasileiras. O nome da exposição diz respeito à missão da Escola Guignard de guardar um legado que deve ser conservado, estudado e compartilhado junto à sociedade.
A exposição está aberta de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, e tem entrada gratuita. A Câmara Cultural de Belo Horizonte está localizada na avenida Andradas, 3.100, no bairro Santa Efigênia.
Error
Obras em exposição na Câmara Cultural (foto 1); a reitora da UEMG junto à co-curadora da exposição, professora Nara Firme Braga, e do curador, professor Adriano Gomide (foto 2); representantes da UEMG marcam presença na abertura da exposição; da esquerda para a direita, os professores: Nara Firme Braga; Adriano Gomide; Lorena D'Arc; Lavínia Rosa Rodrigues; Claudia Renault; Isaura Caporali Pena; e Renato Madureira (foto 3); representantes da UEMG junto ao presidente da Câmara de Belo Horizonte,vereador Gabriel Azevedo (foto 4).
Fotos: Amanda Gouvêa