A Universidade do Estado de Minas Gerais divulgou na sexta-feira (22/11) o edital do processo seletivo de novas turmas de graduação para o ano de 2025, que será organizado pela empresa MS Concursos. A inscrição terá o valor de R$ 40 e deverá ser efetuada no endereço eletrônico vestibular.uemg.br a partir do dia 27 de novembro.
Serão oferecidas 4.811 vagas em cursos presenciais de graduação tecnológicas, de bacharelado e licenciatura, nas categorias de ampla concorrência, reserva de vagas e inclusão regional.
As Provas de Conhecimentos Gerais, válidas para todos os cursos, serão aplicadas em 19 municípios de Minas Gerais no dia 12 de janeiro de 2025.
Já a trajetória dos candidatos aos cursos de Música, oferecidos em Belo Horizonte, exige ainda uma etapa adicional, com a realização de Provas de Habilidades Específicas, aplicadas nos dias 22 e 23 de fevereiro, cujas notas serão adicionadas as da etapa anterior para a publicação do resultado.
Informações detalhadas sobre cronograma, distribuição de vagas, documentos exigidos devem ser consultados no edital, disponível na página eletrônica do processo seletivo. As dúvidas remanescentes poderão ser encaminhadas para o telefone 0800 299 3232 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A previsão de início das aulas é o dia 17 de março de 2025.
Reserva de vagas e inclusão regional
Os candidatos que desejarem poderão concorrer a vagas no Vestibular UEMG 2025 nas categorias de reserva de vagas, inclusão regional ou ampla concorrência.
O sistema de reserva de vagas, conhecido como PROCAN, disponibiliza vagas para pessoas com deficiência e para candidatos que comprovem carência financeira e serem egressos de escola pública nas seguintes subcategorias: negros, indígenas, quilombolas, ciganos e egressos de escola pública (que não se enquadram na Inclusão Regional).
Já a categoria Inclusão Regional dispõe de vagas para quem cursou todo o Ensino Médio em escolas públicas das redes de ensino federal, estadual ou municipal e comprovem residência em Minas Gerais.
Os candidatos que não forem habilitados nesta etapa poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição e ainda concorrer a uma vaga pela categoria de ampla concorrência.