Tomou posse, na tarde desta quinta-feira (14/11), a nova pró-reitora de Graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A professora Patrícia Maria Caetano de Araújo, da Faculdade de Educação (FaE), assumiu o cargo em cerimônia realizada na Reitoria, com a presença da reitora, professora Lavínia Rosa Rodrigues, da gestão superior e de servidores da universidade.
Ao tomar posse, a professora Patrícia agradeceu à reitora e ao vice-reitor, professor Thiago Torres Pereira, pela oportunidade de estar à frente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A docente também destacou seu comprometimento em trabalhar, lado a lado, com os servidores. "Eu tenho um grande amor pela UEMG e é aqui onde me realizo. Acredito que vamos fazer um bom trabalho, sempre com a humildade de aprender mais", disse.
A professora Patrícia substitui a também professora Welessandra Aparecida Benfica. A pró-reitora de Graduação é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (Neppe) e tem experiência em gestão na educação básica e em cursos superiores de graduação e pós-graduação lato-sensu, nas modalidades presencial e EaD. Na UEMG, possui vasta atuação, entre elas na coordenação geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Coordenadoria de Ensino a Distância (Cead) e na Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).
Em suas falas, a reitora da UEMG e o vice-reitor discorreram sobre o crescimento da universidade ao longo dos anos e citaram algumas das conquistas já alcançadas. O aprimoramento do Lyceum, sistema acadêmico adotado em 2023, com o intuito de centralizar informações e agilizar os processos internos, foi apontado como uma das prioridades à frente.
"Conquistas vêm sendo forjadas e têm permitido que façamos outros debates", disse a reitora. "A Prograd tem a missão de parametrizar e ajustar o sistema acadêmico, para que ele possa acompanhar o crescimento da universidade", afirmou o vice-reitor.