A Galeria Escola Guignard recebe, até o dia 27 de novembro, a exposição "Fundação Escola Guignard: anos 80 nos 80 anos". Obras de 41 ex-alunos de Artes Plásticas, dos tempos em que a instituição ocupava os porões do Palácio das Artes, integram a mostra, em celebração ao octagésimo aniversário da unidade acadêmica da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
A exposição conta com textos de apresentação de Maria Angélica Melendi e Marco Tulio Resende e reúne duas obras de cada artista, uma daquele tempo e outra mais recente, em diferentes linguagens. Os artistas tiveram total liberdade na escolha de seus trabalhos, de modo que há uma diversidade expressiva de técnicas e suportes, passando por pinturas, gravuras, esculturas, objetos, vídeos etc.
Segundo os organizadores da exposição, a mostra busca lembrar, comemorar e agradecer pela Escola Guignard e pela vivência que a comunidade tem em torno do fazer artístico. Fazem parte da organização o artista plástico e professor de desenho da Escola Guignard/UEMG Sávio Reale; a artista plástica, museóloga e arte-educadora Luciana Horta; e o também artista plástico e professor de desenho Breno Barbosa.
Eles afirmam que os anos de 1980 foram muito marcantes para a história da Escola Guignard, na época denominada Fundação Escola Guignard, e na história das artes plásticas do Brasil. A proximidade com o Palácio das Artes permitiu uma convivência rica entre artistas de diferentes áreas.
"Havia muita produção, debates e um fortalecimento inédito no mercado de arte, algo jamais visto anteriormente. Havia também um convívio intenso entre nós, alunos e com nossos professores. Desde então, vários daqueles alunos e alunas se destacaram no ensino da arte e no panorama artístico do Brasil e do mundo e é um pouco daquela produção que queremos dar a conhecer com esta exposição", explicam os organizadores.
A mostra está aberta das segundas às sextas-feiras, das 9h às 20h30. A Galeria Escola Guignard está localizada na rua Ascânio Albuquerque, 540, bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte.
80 anos da Escola Guignard
Ao longo deste ano, uma série de atividades estão sendo realizadas, em celebração aos 80 anos da Escola Guignard. As ações fazem parte do projeto 80 e Sempre, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), e da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a UEMG.
Entre as atividades, estão sendo realizados concertos, exposições, aulas e oficinas, além do Congresso 80 anos da Escola Guignard, que ocorre no fim de novembro. A programação é gratuita e disponível à comunidade acadêmica e à socieda em geral.