Com os objetivos de incentivar, valorizar e fortalecer a produção da pesquisa científica junto à comunidade acadêmica da UEMG, a iniciativa inédita de criação de editais de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) foi lançada no ano de 2021 pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEMG (PROPPG) e avalizada pelo Conselho Universitário em novembro daquele ano, por meio da aprovação da Resolução Conun nº 528/2021.
Ainda que conte com uma trajetória curta, seus resultados já impactam positivamente a produção acadêmica em pesquisa na Universidade. Segundo os dados da PROPPG, desde sua implementação já foram lançados nove editais – incluindo-se os dois editais publicados recentemente na página eletrônica da UEMG) – contabilizando 595 cotas de bolsas de produtividade de 12 meses e um valor total investido de pouco mais de R$ 7,8 milhões.
A pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação, professora Vanesca Korasaki, reconhece a trajetória ascendente e a consolidação do Programa: “Mesmo com pouco tempo de programa, já colhemos os resultados, a produção [em pesquisa] aumentou tanto quantitativamente quanto qualitativamente”, assegura. “A comunidade acadêmica já assimilou a proposta do Programa, que hoje é o edital mais concorrido da Universidade”.
Com essa tendência de alta procura pelos editais de produtividade em pesquisa, a pró-reitora também apresentou novidades sobre as próximas edições: “neste ano utilizamos um novo instrumento, o Termo de Outorga, que irá garantir a continuidade do Programa para os próximos 24 meses, com um investimento aproximado de R$ 6 milhões”, afirma Vanesca.
E para dar prosseguimento à história de êxito dos editais de Produtividade em Pesquisa, a pró-reitoria organiza, nesta sexta-feira (25/10), a partir das 17h, uma live especial pelo Microsoft Teams, durante a qual serão apresentados ambos os editais lançados nesta semana e que contará com um momento específico para os interessados tirarem suas dúvidas