A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), divulgou a programação completa do 26º Seminário de Pesquisa e Extensão. As atividades são abertas ao público e oferecidas por todas as unidades acadêmicas.
O evento acontece entre os dias 6 e 8 de novembro, de forma híbrida. Este ano, tem como tema "Inteligência artificial: pontes entre ciência e sociedade". A palestra de abertura será ministrada pelo cientista de dados Vinícius Caridá, do Itaú Unibanco. Ela ocorre às 19h10 e terá transmissão pelo canal da TV UEMG no YouTube.
No dia 7, a mesa "Inteligência artificial: aspectos éticos, jurídicos e culturais" reúne as professoras Christiane Costa Assis e Ariete Pontes de Oliveira, das unidades Cláudio e Guanhães, e os professores Pablo Gobira e Antônio Rodrigues Neto, da Escola Guignard e Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios, respectivamente.
Já no dia 8, os professores Ivan Jose dos Reis Filho e Reni Aparecido Norberto, das unidades de Frutal e Passos, juntam-se às professores Solange Oliveira Rezenda, da Universidade de São Paulo (USP), e Elaine Cecília Gatto, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para a mesa "Aplicações e implicação da inteligência artificial na aquisição de conhecimento e tomada decisão".
A lista de atividades oferecidas pelas unidades acadêmicas está disponível neste link. As inscrições estão abertas até o dia 21 de outubro.
O Seminário de Pesquisa e Extensão é o principal evento institucional da UEMG. Criado em 1996, ele já adotou diferentes configurações, sempre acompanhando as transformações da própria universidade. O evento busca promover a publicização, a circulação e o compartilhamento de conhecimentos, estimulando a investigação científica e a produção acadêmica, além de integrar as unidades acadêmicas da UEMG.