Criada em 1989, por disposição contida na própria Constituição do Estado, a UEMG é hoje a terceira maior instituição pública de Ensino Superior de Minas Gerais, com mais de 19 mil estudantes e 20 Unidades Acadêmicas nas várias regiões do estado. Para celebrar feitos tão expressivos, está em organização uma série de ações, dentre eventos, campanhas e conteúdo específico. E a marca comemorativa, acima, é o dado simbólico que integrará tudo isso.
Desenvolvida pela divisão de design gráfico da Gerência de Comunicação da UEMG, na Reitoria, em Belo Horizonte, a nova marca foi escolhida pela comissão instituída para cuidar das comemorações dos 30 anos da Universidade; grupo de trabalho que conta com outros representantes da gestão da UEMG, além de professores da Escola de Design.
Inspirada pelos conceitos de pluralidade e diálogo, a peça combina duas fontes (tipos de grafia) diferentes na formação do “30”, representando o contínuo esforço da UEMG, instituição multicampi, de encontrar a harmonia em meio à diversidade. Os números aparecem ainda numa linha ascendente, sugerindo a ideia de movimento e o crescimento da Universidade ao longo dos anos. A coloração dos algarismos, identificada com o vinho, promove uma suave combinação com o azul e o vermelho já presentes na marca tradicional da UEMG.
A marca comemorativa pelos 30 anos da UEMG será empregada em eventos e peças de divulgação da Universidade, ao longo deste ano. Em breve, estará disponível também para aplicação nas assinaturas de e-mail dos servidores da instituição.