A unidade Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) comemorou seu 20º aniversário, em um evento que reuniu a comunidade acadêmica, homenageou figuras importantes e destacou o crescimento da instituição, desde sua fundação, em 2004. A solenidade, realizada na última quinta-feira (26/9), no anfiteatro da universidade, contou com a presença da Magnifica Reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Vanesca Korasaki, além de autoridades, professores, servidores, estudantes e egressos.
Originalmente criada como Fundação de Ensino Superior de Frutal (FESF), a instituição foi estadualizada em 2007 e, desde então, passou por uma grande expansão. O que começou com um único curso de Administração hoje se transformou em uma unidade com nove cursos de graduação, abrangendo áreas como Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Geografia. Além disso, a UEMG Frutal oferece cursos de pós-graduação, incluindo especialização, mestrados e, recentemente, teve a aprovação do seu primeiro Doutorado Multi-Institucional.
“Duas décadas atrás, em 2004, a semente da educação superior foi plantada. Hoje, celebramos o florescimento dessa semente, que se tornou uma robusta árvore do conhecimento”, afirmou a Reitora, Lavínia Rosa Rodrigues, durante a cerimônia. "Que a UEMG Frutal siga sendo um farol de conhecimento, inspirando gerações futuras e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade frutalense, de Minas Gerais e do Brasíl”, finalizou a Reitora.
A estrutura da universidade também acompanhou esse crescimento. Investimentos significativos permitiram a instalação de um campus moderno e equipado, com laboratórios de alta tecnologia, salas de aula amplas e arejadas e um anfiteatro com capacidade para 364 pessoas. Diversas obras de melhoria foram realizadas nos últimos anos, incluindo a construção de um novo galpão para o curso de Agronomia, a instalação de estufas, a reforma do telhado do prédio administrativo e a pavimentação de áreas importantes.
Para o diretor da UEMG Frutal, professor Leandro Pinheiro, as conquistas da unidade são motivo de comemoração nessa data. Além da expansão da estrutura física, ele aponta avanços democráticos da UEMG Frutal, como a criação do Conselho Departamental. “As decisões que tomamos não são centralizadas, mas coletivas, discutidas conjuntamente. Ainda esperamos muito, mas já temos uma alegria muito grande para a gente comemorar nesses 20 anos”, afirma.
A vice-diretora, professora Karol Natasha, aponta a contínua expansão da estrutura e de recursos humanos como uma prioridade para o futuro da UEMG Frutal. Segundo a docente, o trabalho coletivo, que conduz a unidade, será essencial para isso. “A vida dentro de um sistema público é uma vida de muita luta, mas a gente tem que ter um espaço de comemoração. Hoje é um dia de festa. Com muitas mãos, a gente conseguiu conquistar esse evento”, disse.
Um dos pontos altos da cerimônia foi a Sessão de Homenagens, que reconheceu o trabalho de professores, servidores e funcionários que contribuíram, significativamente, para a história da UEMG Frutal. Entre os homenageados, destaque para o professor Josney Freitas Silva, o docente mais antigo da unidade, que leciona na instituição desde 2005, e o servidor Iris Viana Soares, como o servidor com mais tempo de UEMG Frutal. O evento também prestou homenagem a ex-diretores, como Ronaldo Wilson Santos (2004-2015) e Allynson Takehiro Fujita (2015-2021), que foram imortalizados na Galeria dos Diretores da unidade.
A programação do evento de 20 anos da UEMG Frutal se estendeu ao longo do dia, com atividades durante a manhã, tarde e noite, incluindo uma mesa redonda sobre o passado, presente e futuro da instituição, apresentações culturais e um festival de música.