“A UEMG é hoje a universidade brasileira mais bem equipada em termos de quantidade e diversidade de pianos”.
Essa afirmação foi proferida pela professora Míriam Bastos, da Escola de Música da UEMG (EsMu), que coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão Estruturante “Piano, Extensão e pesquisa: Diversidade e música no Circuito Cultural Praça da Liberdade” e junto a outros quatro professores da Unidade tem atuado na implementação de ações e atividades para a inserção e visibilidade da EsMu no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, do qual é oficialmente integrante desde a recente inauguração de sua nova sede, na Rua Cláudio Manoel, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Para atender ao público heterogêneo que frequenta esse espaço nobre da capital mineira, a estratégia adotada tem sido suscitar o aumento do número de projetos de extensão e de pesquisa, ampliação do número de eventos e cursos voltados para a população em geral.
Sendo assim, é natural que passe por isso a aquisição de instrumentos que possam acrescentar e/ou substituir aqueles que já pertenciam ao inventário da Escola. E os pianos executam muito bem o prelúdio desse intento.
Com um investimento de pouco mais de R$ 4,3 milhões e a parceria da Fundação Arthur Bernardes, foram entregues à Universidade 17 pianos e 20 bancos ajustáveis, importados de países como a Alemanha e Itália, e que já estão sendo utilizados tanto em apresentações gratuitas, quanto no estudo e prática dos futuros bacharéis de música e em cursos de extensão voltados à comunidade.
A iniciativa é decorrente da Resolução nº 511/2021 do Conselho Universitário da UEMG, que regulamentou os Projetos de Pesquisa e Extensão Estruturais (PPEE), cujas execuções dependem da aquisição de bens ou serviços. A resolução universitária vai ao encontro da Resolução nº 07/18 do Conselho Nacional de Educação, que estabeleceu as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. “[Esse aparato legal] incidiu em novas demandas acadêmicas que implicam no incremento de ações de extensão, para muitas das quais, é indispensável a utilização dos referidos instrumentos”, confirma a coordenadora. “As ações deste projeto oferecem, com a contribuição de docentes e estudantes, eventos musicais à população, cursos de formação musical e eventos pedagógicos de extensão abertos a toda a comunidade musical de Belo Horizonte”.
Chegada dos pianos nas sedes da Escola de Música da UEMG
Aprimoramento no Ensino
É possível que as palavras Fazioli, Steinway & Sons e Shigeru Kawai pouco signifiquem ao cidadão comum, mas essas são algumas das marcas de piano mais aclamadas em todo o mundo e cuja recente disponibilidade em Belo Horizonte, segundo Miriam, já tem atraído bastante interesse: “tenho recebido diversas mensagens de pessoas de outras universidades querendo vir conhecer e tocar nesses novos instrumentos”, revela.
E se reverbera na comunidade externa, é junto à comunidade acadêmica que os benefícios ficam ainda mais evidentes. William Matheus (foto à esquerda) tem 25 anos e atualmente cursa o bacharelado em Música, com Habilitação em Piano. Atualmente no 7º período, percorreu sua trajetória acadêmica tanto com os novos instrumentos quanto no período anterior.
|
Natural do município mineiro de Campo Belo, ele conta que seu encanto com pianos ocorre desde a infância por influência do pai, que já gostava e construía teclados eletrônicos. Ele conta que, por ausência de professores dessa área em sua cidade, foi autodidata no instrumento dos 6 aos 13 anos. Aos 17, integrou a formação em piano em um curso de extensão da EsMu e dois anos depois foi aprovado no Vestibular em Música. Ele explica que dimensiona sua trajetória na Escola de Música em três momentos: fase inicial, da pandemia e da pós-pandemia, esta já contando com os novos instrumentos adquiridos, período em que ele assinala uma mudança “radical” na prática do ensino, empilhando os benefícios obtidos com as aquisições: “os pianos de estudo de alto nível permitem trabalhar melhor o repertório; a variedade de pianos disponíveis nos prepara para a realidade de tocar em pianos diferentes a cada apresentação e houve a disponibilização dos pianos de cauda antigos da UEMG para estudo [quando só havia os verticais para essa finalidade]. Até mesmo os outros instrumentistas também usufruem, pois há sempre um pianista acompanhando, seja em correpetição ou música de câmara”, avalia. |
||
Avaliando os instrumentos adquiridos, William relata que “o Faziolli é o mais ‘inusitado’, pois é um piano extremamente raro e que não está disponível em qualquer escola ou sala de concerto. Já o piano mundialmente aclamado é o Steinway. E agora a UEMG conseguiu o feito de possuir exemplares das duas melhores marcas de piano do mundo”. |
|||
Quem também concorda com os aprimoramentos no ensino a partir dessas aquisições é a discente Bruna Garcia Vieira (foto à esquerda). Cursando o 3º ano do bacharelado em piano pela Escola de Música da UEMG, ressaltou a relevância da disponibilidade de diversos modelos e marcas para aprimoramento da prática pianística. “Na maior parte das vezes nos apresentamos em pianos diversos, então estudar em novos pianos nos ajuda a adaptar mais rápido”. A discente, que, embora esteja na metade inicial do curso, já se apresentou em palcos como a Fundação de Educação Artística e Conservatório da UFMG, revela ter praticado em todos os novos modelos e já ter elegido seu piano favorito:
|
Desdobramentos
A utilização dos novos instrumentos já tem se convertido em oportunidades para toda a comunidade. Desde a entrega, já foram realizadas três master classes gratuitas (Bernardo Santos – Portugal; Sallu Pinkas e Evan Hirsch – EUA; Solungga Liu – EUA) e dois recitais (Viviana Matchulat – Paraguai e Sallu Pinkas e Evan Hirsch – EUA).
A professora Míriam Bastos celebra as possibilidades abertas tanto com a aquisição dos novos instrumentos quanto da inauguração da nova sede.
As ações de extensão na sede da Rua Cláudio Manoel, que foi recentemente inaugurada e destino de quatro dos pianos adquiridos, também já estão em andamento. A mais recente foi um Concerto de Metais, que ocorreu no final do mês de agosto, em uma tarde de terça-feira. |
|||
Antes disso, já houve agenda de apresentações durante as tardes e noites, tanto durante quanto aos finais de semana. “Os horários e dias das programações são bem diversificados, de modo a contemplar públicos com múltiplas faixas etárias e ocupações diárias distintas”, observa Míriam. “Desta forma, tanto estudantes, como trabalhadores ou aposentados terão a oportunidade de frequentar os eventos”.
Uma oportunidade de se acompanharem as atividades gratuitas da nova sede da Escola de Música da UEMG é a Série Sexta com Música, realizada semanalmente e sempre às 12h30, com apresentações gratuitas e duração aproximada de 40 minutos, tornando-se um refúgio sonoro na região Centro-sul da capital.
O espaço, portanto, já preenche de sons a região da Savassi, promovendo periodicamente apresentações musicais abertas ao público, e se soma à Escola de Design da UEMG, que desde 2020 também integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, com diversas atividades e exposições já apresentadas ao público da região.