Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos
Os cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Ciências Biológicas Licenciatura promoveram um cronograma especial para ser executado na data 22/03, dia Mundial da Água. Em parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente, a Usina Itaiquara e o curso de Engenharia Ambiental, os cursos de Biologia realizaram atividades em busca de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Entre as atividades, aconteceu uma Blitz Educativa, em frente ao Bloco 01 da Unidade Passos, onde os estudantes distribuíram mudas de árvores frutíferas. Ainda no dia 22, no período noturno, os discentes acompanharam uma palestra com o tema “Turismo Sustentável e Meio Ambiente”, o palestrante responsável foi o Turismólogo e Gestor Ambiental, Wesley Anastácio.
Tânia Cristina Teles, professora da Unidade Passos e coordenadora do grupo de atividades intituladas Ações Sustentáveis e do projeto Corredor Verde, afirma a relevância da realização de ações como essa, para a sociedade e a universidade. “A importância para a sociedade é despertar para a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos e conservação da água, que é um bem tão valioso e escasso. Para a Universidade, é sobre propiciar aos alunos a participação de atividades práticas, aliando-se aos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula”, conta.
O subtenente da Polícia Militar do Meio Ambiente, Eurípedes Teófilo de Souza, presente na ação, reafirma a relevância da parceria com a Universidade. “Como é de costume, todo ano, no Dia Mundial da Água, a UEMG sempre nos apoia. Junto à professora Tânia Teles e os seus alunos, sempre fazemos uma blitz educativa, quando iremos distribuir mudas para o pessoal plantar. Temos o objetivo de tentar conscientizar as pessoas com relação ao não desperdício da água, principalmente pelo dia de hoje”, explica.
Diego Henrique de Souza Oliveira, aluno do 5º período do curso de Ciências Biológicas (licenciatura) e um dos estudantes presentes, conta sobre o valor que a parceria com a polícia tem. “Eles ajudam a gente em vários fatores. Primeiro, se só os estudantes da UEMG realizassem a ação, nenhum carro pararia. O respeito e a autoridade que os policiais despertam no cidadão é essencial, eles nos ajudam a receber atenção da população. Assim, podemos disseminar conscientização, e sabemos que sempre podemos contar com o apoio da polícia”.
Na blitz, os condutores estavam sendo parados e abordados pelos policias e estudantes. Um dos condutores foi Renato Magalhães, comerciante, que foi presenteado com uma muda. “Essa ação é legal para conscientizar aqueles que ainda não tem consciência de que o meio ambiente está cada vez mais sendo deteriorado pelas pessoas. Precisamos ajudar a ter mais árvores”.
Outro policial do Meio Ambiente, presente no local para auxiliar nas atividades, o Cabo Robson Augusto Domingos, dá ênfase à seriedade e à necessidade da conscientização da população sobre este tema: “A água é um tema muitíssimo importante. Sabemos que, no mundo, a quantidade de água é a mesma há séculos. Então, nosso desafio é justamente no gerenciamento do uso da água, pois temos a irrigação e o consumo humano. Com a população crescendo, há desafios: combater a poluição, o desperdício, já que o povo, infelizmente, acaba não tendo a consciência. Trabalhamos nestes eventos para tentar chamar a atenção da população, dos condutores, em geral, para que nós tenhamos um pouco mais de cuidado com esse bem precioso que é a água”.
O cronograma de atividades terminou apenas no dia 23, em Furnas. “No Clube Náutico de Furnas, foram vários parceiros que estiveram trabalhando juntos aos alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. Realizamos plantio de muda, coleta de resíduos sólidos, que foram dispostos nos locais incorretos, além da blitz educativa, tudo próximo ao Náutico”, disse Tania.
Confira algumas fotos da ação
{gallery}DiaMunidalAguaPassos:400:585::{/gallery}