PIBIC e PIBIC - AF/CNPq

PIBIC - AF

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq - Ações Afirmativas (PIBIC-Af/CNPq) tem como objetivo ampliar a oportunidade de formação técnico-científica de estudantes de graduação do ensino superior cuja inserção na comunidade acadêmica se deu por uma ação afirmativa no vestibular. Visa aumentar a participação de grupos sociais em espaço tradicionalmente por eles não ocupados, quer seja em razão de discriminação direta, quer seja por resultado de um processo histórico a ser corrigido.

PIBIC/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. Tem como objetivos gerais contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

PIBIC E PIBIC-AF/CNPq